Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – 28º interblogs – brincando de chef no dcpv

dcpv – da cachaça pro vinho – 28º interblogs – brincando de chef no dcpv

número 255
18/05/10

dcpv – 28º interblogs – Brincando de Chef no dcpv

Eu sei que eu sempre falo isso. Que este interblogs (quer saber o que é?) foi muito diferente.
E é sempre verdade. Mas desta vez foi mais verdade ainda.

Veja se eu não tenho razão? Tudo começou com este-email  de 26/01/09:
Olá Edu! Tudo bom?
Nós pensamos em indicar um menu, mas ficamos muito agradecidos e felizes se pudermos participar do jantar!
Eu e o Fernando conversamos e pensamos em um jantar com tema praiano, de repente algo relacionado com o Caribe ou o Havaí.

Continuamos conversando (por e-mail):
Pode anunciar a produção para maio de 2010. Mas até lá, que tal combinarmos algo? Pode ser uma pizza ou algum lugar citado no Brincando de Chef que vocês tenham se interessado e querem conhecer (como o Feira Moderna, na Vila Madalena)…

Passou um ano e meio, entrei em contato pra conversarmos sobre o menu e se eles queriam mesmo vir aqui na sede principal do dcpv. Eles me responderam:Tudo certo!
Sim, continuamos mantendo a ideia do menu praiano e gostaríamos de usar frutas em todas as composições, especialmente o abacaxi.
Pensamos em alguns pratos, mas ainda não definimos nada. Queremos te passar todas as receitas até o final deste mês para você avaliar e tirar as dúvidas.
Seria ótimo marcarmos algo antes, vamos combinar, pode ser o
 Mocotó!

Pronto! Daí pra frente a coisa deslanchou e foi rapidamente. Fomos realmente ao Mocotó (por sinal e novamente, muito bom) onde eles nos mostraram as receitas além de nos presentearem com aventais mais do que personalizados.

E marcamos pra fazer o menu Hula-Hula (apesar de não ser tão havaiano assim) na terça, 18/05/10, às 21:00hs com a presença deles, Débora e Fernando ao vivo e em cores!! E que cores!

Veja se a mesa que a Dé (a minha!) bolou pra noite com direito a colheita de  folhas das nossas palmeiras particulares não ficou bonita?

Vamos lá, então, ao 28º interblogs e consequente 28º capítulo do livro que será publicado, o Brincando de Chef no dcpv.
Aloha!

Drink – Blue Hawaian

Pra fazer a receita pra uma pessoa basta liquidificar 2 doses de suco de abacaxi, 1 de rum branco, 1 de curaçao blue, 1 de leite de coco e gelo picado. Foi o Mingão que fez!

As Déboras enfeitaram com cereja, abacaxi, guarda-chuvinhas e muito capricho.

Vai ser colorido e gostoso lá em casa!! 

Entrada – Ahi Poke

Quase que não fiz a receita original. Não conseguia achar um atum de qualidade.

Aí entrou em ação o dublê de motorista/caçador de coisas impossíveis, o Carlão e ele me descolou o tal numa peixaria em Guaianases (?!). Veja  esta belezura:

Era o ingrediente que faltava pra fazer a seguinte receita: pique  1/2 cebola, 1/2 xícara de cebolinha, 1 dente de alho e o atum.

Coloque tudo num recipiente e junte um pouco de gengibre ralado,  pimenta calabresa, óleo de gergelim (este dá um toque especial), gergelim, o shoyo e misture tudo muito bem.

Montei  em belos pratos que ficaram mais ainda com a presença de calêndulas.

Que prato! Que tempero! Todos nos sentimos na Big Island com sarongues e fazendo um luau. Débora e Fernando, inclusos!

Como todo bom luau, bebemos à vontade. Um Salton Charmat pra não perder o costume (ô pessoal da Salton, vê se manda uns brindes pra nós! rs) e um vinho branco Doña Paula Sauvignon Blanc 2008  Argentina que nos disse em bom e alto havaiano: “picante, 50, magic, refrescante, leve e camaleão, cítrico”.

Repare que a quantidade de opiniões emitidas revelava os correspondentes confrades presentes.

Principal – Camarões ao rum sobre cama de laranja e abacaxi.

Pra manter a média quanto aos ingredientes, também tive um pequeno probleminha.

Só que neste caso, totalmente benéfico ao resultado final. Em vez de camarões, usei umas lagostas tão grandes e especiais que pareciam havaianas mesmo.

E melhorou mais ainda quando perguntei a Débora e Fernando se tinha alguma problema trocar os camarões por lagosta (grato, D. Vera, minha querida sogrinha que nos presenteou com elas) e eles responderam: a receita original é com lagosta!

Portanto, marinei as “lobsters” por uma hora numa mistura de suco de limão, pimenta Tabasco, rum, cominho em pó, uma pitada de sal e pimenta do reino.

Salteei rodelas de abacaxi e de laranjas descascadas em manteiga derretida.

As Déboras tiraram um montão de fotos. 

Fiz um molho, acrescentando azeite à frigideira que foi usada pras frutas e fritando dentes de alho picados e a salsa. Juntei mais manteiga, amendoim picado fino, pimenta branca em pó e sal.

Aproveitei a casca da lagosta pra melhorar o visual do prato, mas interessante, ela se transformou num recipiente que aqueceu bastante o crustáceo.

Tudo muito bom com uma apresentação agradável e melhor, com o caldo das frutas se fundindo ao molho e a marinada da lagosta. Eis o resultado final:

Tomamos mais um branco, o sul-africano (olha a Copa aí!!) Nederburg Sauvignon Blanc 2009 que se mostrou “sem buinha, 100 a 0 em 5 seg, carlos bronco dinossauro, brut, made in jundiaí, never more” segundo nós todos, ou seja, era bem fraquinho!!!

Sobremesa – Sorbet de papaia com carpacio de frutas.

Estávamos todos a esta hora, cantando a “Patativa”, quando comecei a fazer o que seria, provavelmente, a melhor e mais refrescante sobremesa que já provamos até hoje! O sorbet é cinematográfico. A Débora e Fernando não só acharam como repetiram o suficiente pra que acabasse tudo. Nós também!! rs

São 500 g de papaia descascada juntados a uma calda formada por 125 g de açúcar (usei o de Palma – by sex shop), 150 g de água fria e suco de um limão.

Coloquei na minha Ariete e deixei batendo. O sorvete fica cremoso e diferentaço!

Pra formar o carpacio, basta cortar finamente manga, morango, kiwi e abacaxi.

E faça um molho com 1/4 xícara de suco de abacaxi, 1/4 xícara de suco de laranja, 1 colher de chá de gengibre em pó, 1 colher de café de cravo em pó, 1 colher de chá  de amido de milho, 1 colher de sopa de açúcar e folhas de hortelã. Tudo isso fervido e resfriado.

Regue o carpacio com o molho, acompanhe com o sorbet e coma.
A felicidade baterá na sua porta! 

Pra não perder o espírito da grande noite do Brincando de Chef, mais um vinhozinho.
O Late Harvest Club dos Sommeliers que, apesar de toda a quantidade de vinhos ingerida, o achamos “mango, bolo de rolo, marrom glacê, dominesco, melzinho, equilibrado“.

Grandessíssima noite e pra coroar o ineditismo dela, tivemos a Dé acordada até o final (00:30 hs) e, pasmem, comendo a sobremesa! Acho que foi obra do Sindicato das Déboras.
Eis a opinião dos big riders, dos surfistas das grandes ondas:

Brincando de Chef? Gostando de tudo! (Edu)
O chef superou-se. (Dominesco)
Perfeitos! Convivas! Refeição. (Deo)
Comida perfeita! Sorbet inesquecível. (Débora)
Toda terça é assim? Quero voltar. (Fernando)

Bom pessoal, hora de agradecimentos.
Thanks 
Débora e Fernando por indicarem um menu tão prático, objetivo, saboroso e, principalmente, pelo divertimento que foi gerado através dele.

Todo o processo foi um espetáculo: a vontade inicial de participar, a “reunião” no Mocotó, os brindes personalizados e finalmente, a presença de vocês aqui em casa.
E em mais um fato inédito, desta vez as flores não são virtuais já que a Débora as levou pra casa!

Este foi o e-mail que eles me mandaram um pouco antes desta grande noite!
“É o seguinte: nós gostamos muito de peixes e frutos do mar. Gostamos também de praia, calor e de consumir comidas leves (nem sempre, claro). Lendo os outros interblogs, não vimos nenhum com cardápio nessa linha, daí surgiu a ideia de fazer algo “tropical”. Chegamos até a pensar em sugerir apenas receitas hawaianas, mas percebemos que seria meio complicado.  No fim, chegamos a um drink e a uma entrada hawaianos e a outras receitas de outros lugares, mas relacionadas à ideia principal. Acabamos definindo que, independentemente da origem das receitas, exploraríamos bastante as frutas. E nem o frio (provável) vai tirar a atmosfera tropical da noite da degustação” .
E fica uma pergunta crucial: frio?

Aloha de novo!

PS – Aguardem o próximo IB: o Alessander do Cuecas na Cozinha participará por aqui e pra dizer a verdade, nem conversamos sobre o que iremos fazer. Xiii, lá vem mais um diferente!

 

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 15 comentários

  1. Edu e Dé, que espetáculo de mesas decoradas com bom gosto e esmêro, que receitas e pratos espetaculares também. Tivemos o prazer de ir ao casamento da Débora e Fernando e são mesmo uma simpatia…

    Um belíssimo evento, parabéns a todos.

    Obs.: perdi meu lugar de “arrumador” (ou seria decorador?) de mesas…

  2. tudo mais do que perfeito!! Pelo que se ve da foto, nao estava frio. Nem a temperatura, nem o encontro. Mas eu fico pensando…sera que eu vou ter que ter um blog para merecer um jantar assim?? Nao. Afinal ja sou socio desse aqui. Dai nao seria IB..Teriamos que criar a categoria “o mesmo dos mesmos”…a Adriana ja esta ate inventando receitas….Com esse menu a DE se esbaldou mesmo…

  3. Eymard, proponho o enconotro dos sem blog… Claro que a ajuda de Sueli será fundamental na definição do menu, mesmo com minhas receitas… Podemos programar isso ai em Brasília e depois enviamos a proposta para Edu, como que nos convidando para esse IB diferente… Como não somos de impor nada, o encontro nem precisará fazer parte do livro :- ) Ah! E claro que podemos “furar” a fila, pois pelo jeito, vaga no IB só em 2011!

    Edu, diga ao Ed/Déo que gostei de vê-lo na foto! Agora só falta ele escrever ou ligar :- )

    Abraços!

  4. Adriana,

    os SB vao ficar para uma segunda e ja prometida ediçao do livro que ja tem ate pre venda garantida. E olha que ele conseguiu um espaço na super lotada agenda para o encontro do dCPv em SP. Foi uma honra imensa, olhando agora a lotadissima agenda do nosso blogueiro.

  5. EDU

    Os meus amigos alí de cima não dão trégua! Já estão até confabulando sobre o encontro dos Sem Blog. Bom mesmo é estar em todos, sem compromisso com nenhum. A gente encontra um daqui, outro dalí e assim vamos nos abarrotando de amigos.
    Inveja (boa) à parte, a Adriana está vindo no final de semana, Edu.
    Se habilitam?

    Achei lindo e gostei muito desse Inter blogs. O drink está um luxo só! Adoro essa combinação de abacaxi com leite de coco, uma pina colada também cairia bem. Fruta com comida é tudo!
    Só não sou muito amante do atum cru, mas a receita parece muito boa. Também prefiro camarão à lagosta. E a sobremesa fantástica.
    Bravo e parabéns!!!!!!!!!! As Dés abafaram.
    Beijos

  6. Edu e Dé,

    Mais uma vez (e agora publicamente), agradecemos pela oportunidade de participar do Inter Blogs ao vivo e a cores. Foi uma experiência maravilhosa!

    Vale registrar que os pratos foram executados com extrema perfeição, da entrada ao (maravilhoso) sorbet. Sem nenhum exagero!

    Já estamos a espera de uma nova oportunidade de nos encontrarmos e, novamente, darmos boas risadas.

    Agradecemos também a todos que registraram seus comentários sobre este IB. Méritos totais ao casal DCPV. Um abraço especial ao Arnaldo que, junto da Emilia, nos honrou com a presença em um momento tão importante de nossas vidas.

    grande abraço,

    Débora e Fernando

  7. Arnaldo, o negócio é criarmos uma empresa de montagem e design de mesas. Seria um sucesso!! rsrs
    A Débora e o Fernando são muito legais. Precisamos marcar alguma coisa com todos presentes, certo?

    Eymard, a Dé aprovou, mas mesmo assim passou o atum cru!! 🙂 Ela costuma chamar o atum de “a carne vermelha dos peixes”.
    Quanto ao ISB: vamos lá!!

    Adriana, já que vocês, os Sem Blog (por que querem!) estarão juntos, talvez sejao momento da rebelião!! rsrs
    Quanto ao Ed/Deo?meu irmão, não tenho nada a declarar!! rsrs

    Eymard, como em toda agenda lotada, a nossa também sempre tem uma datinha livre escondida!! rsrs
    Ainda mais porque eu conheço os atalhos!!

    Sueli, então você está junto coma Dé no movimento contra o atum??
    O menu foi bacana e extremamente descontraído como todo praiano deve ser!!
    E você como cozinheira de mão cheia deveria supervisionar este movimento dos Sem Blog!! 🙂

    Ameixa, muito legal o teu comentärio (como sempre). E a sacada de frutos do mar com frutas do pomar foi melhor ainda!

    Dé e Fe (acho que agora posso chamá-los assim, né?): saibam que o prazer foi todo nosso pois vocês são ultra simpáticos e extremamente agradáveis.
    Foi mesmo um IB totalmente diferente e a experiência de ver alguém do outro lado da tela vir comer aqui transformou o princípio dos IB em realidade.
    Obrigado por tudo e especialmente por falar que a execução dos pratos foi de “extrema perfeição”! rs
    Ah! O Sindicato das Déboras também me mandou uma mensagem de aprovação!!

    Bjos a todos.

  8. Edu, parabéns demais!!! Deu vontade de participar desse luau. Para ser 100% havaiano, só faltou um kahlua pig – q ironicamente eu acho q não combina nada com praia. Portanto, bem fez vc q ficou com o ahi poke fundamental da cultura. 😀

    Ah, e tem um vinho branco de abacaxi de Maui q é bem gostoso… é refrescante, bem praia mesmo. Vc conhece?

    Beijos.

  9. Valeria, desculpe a demora.
    Participar? Como? Indicando as receitas? É só falar!! rsrs

    Lucia Malla, não conheço (ainda) o vinho branco hawaiano que só poderia ser de abacaxi!!
    E da próxima vez que estiver por aqui, avise! Quem sabe não fazemos um legítimo luau com hula-hula e tudo. A Dé gostou da idéia!! rsrs

    Abs verde-amarelos pra todos.

Dê a sua opinião, please!