dcpv – viaje na velocidade dos luz
E tudo começou assim…
Eu, EduLuz, meu irmão mais velho, Edwin (vulgo Déo) e meu compadre Domingos (o Mingão) resolvemos formar uma confraria que degustaria cachaças e comidas em 27/08/2003 (ufa, faz tempo!).
Cite-se aqui também a presença da minha esposa, a Dé, que come conosco constantemente e que adora entradas (especialmente as sopas), além de cuidar da belíssima apresentação ao escolher pratos, copos, talheres, toalha adequada e fotografar (e muito bem) quase tudo que passa por aqui.
Ah! Ela também salva muitas noites, pois dá umas dicas culinárias que fazem a diferença!
Acrescente aí a presença bissexta da minha filha, a Re, que chegou durante algum tempo a ocupar o cargo de pâtissière (chique, não?), mas que devidos a compromissos escolares e a consequente mudança pra São Paulo (cursava a ESPM) tornou impossível cumprir a sua nobre missão.
A ideia seria a seguinte: nos reuniríamos na minha casa toda quarta-feira (depois as terças); eu pesquisaria o menu que sempre teria entrada, prato principal e sobremesa, cozinharia, degustaríamos algumas ¨dolorosas¨, relataríamos tudo num caderno e um dia, ou publicaríamos um livro ou lançaríamos um blog (caramba, desculpem a quantidade de pretéritos!).
Deu pra perceber que a solução adotada foi o blog, né? 😉
Postei muitas edições desde a do primeiro encontro no ¨da cachaça pro vinho¨ (mais conhecido como dcpv) até pra todos perceberem a evolução dos seguintes quesitos: a qualidade da comida executada por este que vos escreve (e que modéstia à parte, cozinha muito bem); a mudança da bebida inicial (a cachaça) para o vinho (daí o nome); a introdução de cada post escrita pelo Déo; os comentários finais escritos por todos nós (alguns impublicáveis e/ou indecifráveis por óbvios motivos etílicos) e a citação de todas as receitas/vinhos que já comemos/bebemos com as devidas referências.
Considerando que comemos em média de quatro pratos por quarta-feira, chegamos a um total de pelo menos umas 2500 receitas diferentes. E na maioria das vezes com resultados impressionantes, tanto na apresentação, como no paladar, mas contando também com algumas falhas de execução e/ou escolha dos produtos que acarretaram num resultado irregular, mas não menos divertido .
Experimentamos todos os tipos de culinária : brasileira, indiana, thai, portuguesa, espanhola (ah, os tapas, pintxos), vietnamita, australiana, francesa, italiana, norueguesa, americana (e gostamos!), mexicana, marroquina, grega, persa, peruana, chilena, etc.
E tem mais, fomos na excelência da receita ou seja, se tem muita pimenta, dá-lhe muita pimenta. Mesmo porque é um bom motivo pra beber um pouco mais de vinho, apesar da falta de harmonização!!!
Esse encontro só deu certo, pois além de sermos amigos (e parentes) somos verdadeiras avestruzes: todos gostamos de quase tudo. E quando eu digo quase tudo é porque já experimentamos praticamente tudo mesmo: arraia (detestamos), insetos (diretamente de La Boqueria, Barcelona), dobradinha (e detestamos também, apesar que a minha mãe fazia uma excelente), foie gras, king crab, avestruz, perdiz, caviar de sagu, caviar de ovas de esturjão, galangal, rã, ossobuco, etc.
E também já fizemos vários tipos de degustações de vinhos: às escuras, às claras, horizontal (o vinho, é claro), vertical e até tentamos (sem muito sucesso) criar uma assemblage aqui em casa.
Para quem não sabe, assemblage (ou vinho cortado) é o ato de misturar dois ou mais tipos de vinho varietal (puro ou de uma uva só), na proporção que melhor lhe convier a fim de obter um resultado harmonioso. Ou seja, é muito difícil de conseguir num ambiente não muito recomendado como a sua cozinha, por exemplo.
Num outro post explicarei como você deve executá-la e principalmente, com que formato além de outras curiosidades enogastronômicas. Está meio na cara que esta experiência não deu certo !
Enfim, depois desta pequena apresentação, começa a nossa saga.
Espero que aproveitem, pois nós estamos aproveitando e bastante !
Saúde! Ou como diz o Déo, Santé!
PS – Post Scriptum
1 – Gostaríamos muito de ter o patrocínio da vodka Absolut Vanilla pois ela é deliciosa. Dá pra perceber até pela quantidade de ¨vasos¨ de ervas gastronômicas e flores colhidas na minha horta/jardim que estão na foto acima!!!
E de preferência, um patrocínio em espécie (em tempo, não conseguimos o patrocínio, muito menos ficamos viciados na Absolut 😁).
2 – Eu vou postar desde o princípio; portanto o primeiro post será referente a reunião inicial ou seja, iniciará com a do dia 27/08/03. E aleatoriamente, postarei as reuniões antigas, as que foram feitas naquela mesma semana com um relato completo incluindo fotos dos pratos de alguns restaurantes e eventos em que comparecemos na tentativa de melhorar todo o serviço aqui apresentado. Assim vocês ficam sabendo o que está acontecendo aqui no dcpv. E não esqueçamos das viagens, que, graças a Deus, são cada vez mais frequentes.
3 – Pra dar um pouco mais de colorido aos posts antigos, incluirei nos mesmos, fotos de coisas gastronômicas e/ou de pontos turísticos que me façam lembrar os bons momentos gourmets vividos nas nossas viagens . Para exemplificar as fotos deste post são do restaurante Blues em Camps Bay na cidade do Cabo, África do Sul e do restaurante Edoardos (olha o corporativismo) que fica perto da via Veneto em Roma, respectivamente.
4 – Pra demonstrar todo o conteúdo cultural do dcpv, também escreverei sobre vinhos, restaurantes, ervas gastronômicas e especiarias em espaços existentes nos posts das reuniões antigas.
PS do PS:
Em algum momento, a confraria diminuiu o seu ritmo (o Deo foi morar em SP, o Mingão continuou vindo jantar e dormir por aqui toda terça) e resolvemos não registrar o que comíamos e bebíamos. Em outro momento (com a definitiva aposentadoria ferrazense do Mingão), paramos completamente.
Pra que o megasucesso dcpv continuasse (hahaha), aproveitei pra usá-lo como um diário eletrônico das nossas viagens. Achei que seria um jeito bacana de dividir informações e especialmente, deixar toda a nossa memória viajandística marcada indelevelmente.
PS do PS do PS.
Hoje, 26/10/2021, no meio de uma pandemia, as reuniões físicas obviamente não acontecem mais (uma pena).
Do original dcpv só ficou mesmo o nome e com o subtítulo “viaje na velocidade dos luz“.
De roupagem totalmente “muderninha”, se transformou num verdadeiro diário das nossas viagens que já retornaram (fizemos vários tours pelo Brasil e um especial, pra Noruega).
PS do PS ao quadrado
Hoje, 23/07/2024, resolvi atualizar a intenção do dcpv que é simplesmente registrar os dias das nossas viagens. Espero que sirva pra que alguém se inspire e resolva conhecer os lugares descritos, porque pra nós é uma verdadeira memória eletrônica. 😉
Saúde! Salute! Serefe! Santé!
.
Há 25 comentários
Oi, testando
querido edu
adorei seu blog! as fotos,as receitas,vou entrar em contato com a maravilhosa Vodka Absoluta Vanilla, para conhecer seus dons e se tornar um dos parceiros!!! essa eu conheço e como e bbbbboa!!!!!!!!!!!
Parabens pra deby,deu,e mingao seus parceiros nessa nova empreitada,a voce(q.e o bom,quero dizer o melhor,) parabens esta tudo muito lindo! bjs sua sogra(q.tb e a melhor) VERA
Dona Vera, minha querida sogrinha (Eu gosto da minha sogra, pode falar quem quizer, é minha segunda mãe, é mãe da minha mulher … ). Obrigado por postar e vou dar um jeito de conseguir com o nosso patrocinador ( a Absolut) pelo menos uma garrafinha pra seu uso pessoal. E gostei também do bom e/ou melhor pois pelo visto a senhora fez o inevitável: já que não pode ser contra, junte-se a ele. Benvinda ao bloco dos melhores.
Prezado Eduardo,
Realmente invejavel esta sua oportunidade e decisão de criar este espaço para comentar, compartilhando, as experiencias do seu grupo !!!! Reamente uma viajem gastronomica e por vezes turística. Parabéns!!!!
Agora, infelizmente, não posso deixar de fazer um comentário crítico e me perdoe se serei injusto por ter entendido errado o que vou comentar.
Sou apreciador e defensor da Cachaça Artesanal de Qualidade (produto original e exclusivamente brasileiro) e cheguei ao seu blog exatamenente pelo titulo “da cachaça ao vinho) e fui lendo todas as sua experiencias, até por que me senti muito interessado pelas comidas e familiarizado com o assunto, pois conheço e convivo com alguns dos chefes e frequento restaurantes (como os da boa lembraça) presentes nas suas “paginas”.
Ao ir passando pelas “páginas” confesso que estranhei aluns comentários sobre as cachaças, mas respeito o gosto particular de cada um, depois passei a reparar uma repetição grande dentro da variedade de cachaças oficiais hoje existentes, mas tambem sei que não é facil ter acesso a todas as marcas, mesmo ja tendo um grande numero de Cachaçårias nas grandes capitáis. Mas realmente não entendi quando cheguei a esta pagina do “como tudo começou” e no comentario da bebida principal li um GRAÇAS A DEUS na substituição “da cachaça por vinho” (agora entendi o verdadeiro sentido no nome do blog) e a adoraçao a Absolut, ainda mais com sabor, umavez qua a branca se justifica em driques por ser neutra e insosa.
Assim gostaria de deixar aqui registrado que a Cachaça de Qualidade é um destilado de excelencia, produto genuinamente brasileiro, com uma variedade de sabores incalculadada pelo envelhecimento em mais de 20 madeiras diferentes e que se presta a todas as formas de degustação, como todoos os outros destilados… pura, com gelo, congelada, em drinques, com infusões, para flambar, para temperar, para molhos… enfim uma enorme versatilidade.
Sei que para acompanhar os pratos e em viajens a cachaça não é a melhor opção, nem estou aqui querendo fazer apologia exclusiva da cachaca, respeito e consumo todas as bebidas: cervejas, vinhos, portos, conhaques mas acho que todos deveriam se dar ao diretio e prazer de conhecer e degustar uma boa cachaça, um destilado feito com todo o controle e carinho e que precisa ser desmistificado e valorizado por todo brasileiro,(pois pra variar sera preciso necessario o resto do mundo descobr-lo primeiro para depois entender-mos aqui).
Mais uma vez parabenizo pela iniciativa mas gostaria de ver a cachaça respeitarda e valorizada.
coloco-me a disposição para troca de informaçoes,
atenciosamente um brinde
bernardo
Bernardo, muito bom o teu comentário e melhor ainda conhecer um bom escritor e argumentador.
Você está certo em boa parte dos teus comentários tanto que aproveitei a dica e retirei o “Graças a Deus !”. Mas, quando as coisas esbarram nas preferências, no gosto pessoal, aí a dificuldade aumenta. O que seria do vermelho, se …
De qualquer maneira, vou aproveitar os teus conhecimentos cachacísticos pra ser um consultor nesta área e como já te disse nos e-mails que trocamos, estou programando uma noite da lei Seca e, necessariamente e ainda mais agora depois do teu comentário, utilizarei a nossa boa e querida cachaça no menu.
Abs e um brinde ( com cachaça).
Caro Edu,
Caso queira conhecer melhor do nosso produto nacional de qualidade, convido-o a participar das reuniões da Confraria de Cachaça Copo Furado, sempre na 1ª terça-feira do mÊs, no Espelunca Chic da Rua Maria Quitéria 46 – Ipanema – Rio de Janeiro, às 20h00.
Tenho certeza de q várias cachaças de alambique irão lhe impressionar, assim como suas viagens e seus roteiros, nos agradam!
Saudações Etílicas,
Gisela Magoulas
Confreira, Mascote e Secretária da Confraria de Cachaça Copo Furado
Gisela, grato pela passagem e deste jeito, você e o Bernardo vão nos transformar em legítimos “cachaceiros”, rsrs. Adorei o nome da Confraria, o Copo Furado e mais ainda, o do local, Espelunca Chic.
E a minha curiosidade foi saciada : o feminino de confrade é confreira ! rsrs
Abs a todos da Confraria.
Não sei se ja tens a segunda parte so samba. Desfrute.
Eu gosto da minha sogra.
Eu gosto da minha sogra
Pode falar quem quiser
É minha segunda mãe
É mãe da minha mulher
Ela guida dos netinhos
Com todo carinho e devoção
É um anjo de bondade
Mora no meu coração.
Quem maltrata sua sogra
Por um motivo qualquer
Esquece que a mãe dele
É sogra de sua mulher
Neste samba eu digo a ela
Um elogio profundo
E dedico com carinho
A todas as sogras do mundo
Olá Edu
Obrigada pela letra:eu gosto…
Vou mandar para Lu(kino…),ele,me enviou cada uma!!! bjs D.Vera
Carlos Ernesto, muito obrigado por complementar a letra da mais bela música que eu já ouvi !!!
E não estou falando isto porque a minha querida sogrinha, a D Vera está comentando acima. Esta música é realmente famosa na família ( quem gosta muito também é o Sílvio Santos !!) e espelha a verdade absoluta ! rs
Abs a todos, especialmente pra minha sogra !
Oi Edu,
Cheguei pra devolver o ouro da sua visita. Preciso te confessar uma coisa, eu tenho uma mania de querer ler os blogs em ordem cronológica, aí já viu…só sossego quando chego no post atual. É porque pra mim é importante saber como nasceu a idéia, além de ser muito gratificante perceber o crescimento do blog ao longo do tempo. Só dei uma paradinha aqui, para registrar que estou aqui, que cheguei e que agora vou puxar a cadeira e ficar por aqui, viu? Puxei o link do seu blog lá para o meu tb, pode né? rs
Bju grande e agora vou começar minha viagem pelo seu blog…que promete ser maravilhosa. Sandra Mara
Sandra, espero que você tenha conseguido ler tudo pois tem um montão de coisa escrita desde 27/08/07. E, puxa, o DCPV já fez um ano e nós nem comemoramos !!!
Grato pela visita e assim que acabar de ler, ( se conseguir, rs) me dê um retorno !
Abs.
Olá, pessoal. Estou fazendo uma matéria sobre blogs de gastrnomia e me interessei bastante polo de vocês. Gostaria do email para batermos um papo. Grata. Mariana
Oi, Mariana! Já te respondi através dum e-mail.
Grato pela visita e interesse.
Abs.
Oi, desculpa entrar em contato por aqui, mas não encontrei seu e-mail para contato.
Meu nome é Rafael, e sou resposável pela prospecção de novos parceiros de conteúdo e de mídias da agência Riot.
A Riot foi pioneira no Brasil em veiculação de publicidade em mídias sociais e atualmente é lider neste mercado aqui e em parte da América Latina.
Visitei seu blog e por conta de achá-lo bem legal gostaria muito de poder tê-lo como parceiro nosso de conteúdo.
Para conhecer melhor a empresa você pode visitar o nosso blog corporativo: http://riot.com.br
Para se cadastrar conosco: http://riotplan.com.br
Caso queira maiores informações meu msn é rafael.riot@hotmail.com
Valeu.
Abraço!
Nada como os pequenos prazeres gastronómicos para porem as pessoas de bem com o mundo! Adorei o seu blogue, deixo aqui o meu, quem sabe também encontra lá petiscos apetitosos!
E Espanha aqui ao lado!
Gsatronomia e prazer, que dupla. Muito bom o seu blog com boas dicas da Espanha. Volte sempre.
Abs
Olá,
Meu nome é Ludmila Diniz, trabalho no departamento de Marketing do site Mundi, buscador de viagens especializado na comparação de preços de passagens aéreas e hotéis em mais de 30.000 destinos ao redor do mundo.
Gostaríamos de convidar o Site Da Cachaça pro Vinho, a participar do Mundinheiro. O Mundinheiro é o programa de afiliados que paga o maior valor por clique do segmento (R$ 0,25 no Clique Hospedagem, R$ 0,15 no Clique Passagem), além de ser possível ganhar pelos dois tipos de clique de uma só vez.
Dispomos de ferramentas exclusivas e de fácil personalização, que se encaixam em qualquer tipo de conteúdo e agregam ainda mais valor ao site do afiliado.
Para saber mais acesse o link http://www.mundinheiro.com.br/
Aguardamos o contato e estamos a disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.
Atenciosamente,
Ludmila Diniz
OI Edu,
Adorei a confraria de vcs e gostaria e ter os telefones e e-mail do presidente, para possível contato.
Obrigada,
Sil
Silvane, eu sou o presidente. Fui eleito por unanimidade.
rsrs
Já te mandei um e-mail.
Abs.
Olá!
Sou da assessoria de imprensa da Blue Tree Hotels e gostaria de saber se vocês têm algum e-mail ou telefone para contato.
Att
Aline Ribeiro