Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – bertiana: bertioga+toscana!

dcpv – da cachaça pro vinho – bertiana: bertioga+toscana!

dsc01430.jpg

número 64
09/02/05

 dcpv – Bertiana : Bertioga + Toscana!

Introdução – ETNERF ARP ZÀRT ED! Quarta de cinzas, porém de desfile de campeãs do ¨estômalo¨; dez na alegoria; dez na harmonia; dez no enredo; dez na apresentação da comissão de frente. Campeão no cinzanaval: as delícias do chef !

Bebida

Batida de carambola

Vinho

Marco Luigi Chardonnay (Brasil)

Menu

Entrada – Aperitivos irresistíveis de damasco e bacon

Principal – Risoto de caranguejo (Edu)

Legumes Assados (Bella Toscana – pag 175)

Observações finais

Comida mediterrânea com entrada e/ou sobremesa muito boas! (Edu)

Comida perfeita (o jogo é que não foi SP 3 x SC 3) (Mingão)

Mingão tá louco (4 x 3), mas a comida foi 10 x 0 . (Déo)

dsc01432.jpg

Fotos pra encerrar a apresentação do Mestiço: a  primeira é de uma sobremesa clássica, o bolinho de Estudante. Se você quiser ter um dia feliz, vá ao Mestiço e peça Krathon-thong, uma caipiroska de lima da Pérsia, bolinho de Estudante e café. Não precisa mais nada. E depois disto tudo, na hora de pedir o carro pro manobrista, você senta, dá uma olhadinha pro lado e vê estas flores. Chega, né?

Explicação – Pra variar, o caranguejo (isto mesmo, a galinha do mangue!) entrou no nosso cardápio mais uma vez. E pra variar mais ainda, ficou uma delícia. Ô bichinho gostoso !

A HORA DO VINHO – ( Ou o DCPV também é cultura !)

Rest Cape Town

A ideia é dar uma pincelada sobre as regiões produtoras  de vinho do mundo. A cada novo post, informarei sobre as características, os tipos de uvas, a história, os produtores mais famosos e espero que todos se divirtam um pouco mais.

Dão (Portugal): Batizada com o nome do rio que a banha, a região do Dão está localizada no centro-norte de Portugal, em Beira Alta. O início da viticultura na região foi marcado por uma produção voltada para o consumo familiar, situação que persistiu até 1950, ano em que nasceram as cooperativas locais e, com elas, vinhos de qualidade superior produzidos com técnicas modernas. Mais de dois terços dos vinhos de qualidade superior são tintos e originados a partir de 9 castas. As principais são Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Pinheira, Alfocheiro Preto e Jaen.  

Até a próxima !

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 3 comentários

  1. Amigo Eduardo, obrigado pela receita das lulas. Quando a fizer dou notícias.
    Essa sua ideia da “Hora do Vinho” é excelente, é serviço publico e devia ser subsidiada!
    Mais um motivo para visitar o seu blog.
    Já que falou em Dão deixo-lhe uma sugestão para finalizar as suas quartas-feiras: um Late Harvest ou Colheita Tardia do Dão de seu nome “Outono de Santar”da Casa de Santar. Se conseguir encontrar por aí, experimente. Um abraço!

  2. Tetri, grato pela passada e Culinária Masculina linkado !

    Scalabis, sugestão do Late Harvest ( ah! como são bons os Colheitas Tardias !!) anotada. E obrigado pelo elogio ao ¨Hora do Vinho¨. Conto também com os seus conhecimentos na correção de alguma possível informação errrada. E aguardamos o nosso menu ( e não é cobrança, hein !).

Dê a sua opinião, please!