Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – siena – scuola di cocina di lella

dcpv – da cachaça pro vinho – siena – scuola di cocina di lella

va bene
04/11/08

dcpv – Siena – Scuola di Cocina di Lella

Estamos em Siena. É o sexto dia da nossa viagem à Toscana.
O hotel Gran Continental é sui-generis. Um palazzo antigo restaurado e os quartos mantém o formato original. Ou seja, ficamos numa “mansão” imensa com 7 metros de pé direito e melhor, com afrescos originais pintado no teto e nas paredes, além duma tremenda vista de Siena com direito ao Duomo e a Piazza del Campo.

dsc02603-2

Ah! Caso queira repetir o local da  hospedagem e esteja de carro como nós, prepare-se pra fortes emoções. Como o hotel fica no Centro Histórico, você tem que passar pelas entradas da muralha e de repente, se está no meio de ruas estreitíssimas e cheias de gente. É quase como dirigir na 25 de Março na época do natal. Por 2 km! É estressante e tivemos que tomar um pouco mais de vinho pra compensar!

dsc02796-2

A Scuola di Cocina di Lella fica perto do hotel. A proposta seria aprendermos a legítima comida Toscana. Através do São Google, descobri a Lella. Acertamos data e preço através de -emails, mas ela insistia num intérprete/tradutor para o inglês (acho que ela desconfiou do nosso italiano mezzo a mezzo!). Eu insisti que não precisaríamos!

dsc02803-2

E não é que ao chegarmos na Scuola, lá estava a nossa intérprete? Insistimos que a aula seria totalmente em italiano e, finalmente, a Lella concordou.
No final, a Lívia (a tal intérprete) acabou sendo uma boa fotógrafa e aproveitou pra fazer uma “boquinha” pois fizemos bastante comida!

dsc02799-21

Começamos aprendendo a fazer cantuccini. Uma massa simples de farinha, açúcar, ovo, gema, fermento, essência de laranja, sal, amêndoas inteiras  e que tem uma “pegadinha”. Você tem que montar rolos com uns 3 cm de diâmetro e os coloca no forno por 8 minutos.

dsc02831-2 dsc02850-2

Quando estiverem firmes,  corte-os  na diagonal e retorne ao forno.
Pronto! Cantuccini fresquinhos pra serem molhados no vin Santo, como manda a tradição Toscana.

dsc02865-2 dsc02881-2

Sobremesa pronta, voltemos as receitas. A primeira foi a da Papa al Pomodoro, uma sopa rústica Toscana feita com tomate pelado (pomodorini pelatti), pão amanhecido (pane raffermo), azeite extra-virgem (óleo extra virgine di oliva), caldo de legumes (brodo), manjericão (basílico), alho (aglio), sal  e pimenta (sale e pepe).

dsc02811-21 dsc02823-2

Além de ser uma receita espetacular é uma boa lição de italiano .

dsc02829-2 dsc02871-2

Não precisa nem dizer que a Dé, uma sopóloga inveterada, adoro!
Logo depois, fizemos a nossa própria pasta fresca! Esta receita eu faço questão de dar: 300 g de farinha 00, 3 ovos, sal e um pouco de água. É só fazer um vulcãozinho e colocar os ovos no meio. Misturar e se achar que a massa está muito dura, colocar um pouco de água. Sove bastante (desestresse) e deixe descansar por meia hora. E pronto!

dsc02925-2 dsc02927-2 dsc02938-2

Agora é só escolher qual o tipo de pasta você quer fazer.
Nós fizemos uns ravioli. E recheados com espinafre e ricota. Louve-se o esforço da Lella em nos mostrar/ensinar o máximo possível, além de responder a todas as perguntas que nós, os pentelhos brasileiros, fazíamos. Inclusive, chegou a dizer que não se deve colocar azeite ou óleo na água de cozimento em hipótese nenhuma!

dsc02880-2

Ravioli prontos, fomos pro último prato.
Ah! Me esqueci de dizer que os ravioli foram servidos com um molho simples, mas delicioso de manteiga, sálvia e parmegiano Reggiano. Spetacolare!

dsc02882-21

E quanto a derradeira lição, aprendemos a fazer um filé de Cinta Senesi com funghi e salsinha.
Os funghi pareciam guarda-chuvas de tão grandes. E saborosos, muito saborosos!

dsc02883-2

A esta hora já estávamos prontos (nós 4 : eu, a Dé, a Lela e a Lívia) pra comermos toda a lição. E que lição!
Um Cortebaldi Chianti Clássico 2006 pra acompanhar tudo!

dsc02971-21

Vamos aos pratos:
Papa ao Pomodoro (a nossa papóloga, a Dé, comeu duas vezes).

dsc02949-2

Ravioli recheados com Ricota e Espinafre.

dsc02957-2

Filleto (o nosso filetólogo, euzinho, comeu duas vezes).

dsc02965-2

E os maravilhosos cantuccini (dos quais trouxemos dois pacotes pra casa) molhados no vin Santo da Lela.

dsc02976-2

Que bela aula! Que bela noite! Que bela cidade, Siena!

dsc02979-2

Só nos restou andar por Siena e ir dormir no nosso museu, opa, no nosso histórico quarto!

Buonacera !!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 10 comentários

  1. Eu só dormiria nesse hotel se estivesse acompanhada mesmo 🙂
    Che paura!!
    Da comida, pelo contrário, não tenho medo algum. Sou sopóloga também 😉
    Com esse biscoito molhado no vinho eu já dormiria sozinha no hotel… a tontura ia ser tanta que nem dava tempo de pensar em fastasmas he he

  2. Eduardo, o cansaço está pegando mesmo…Tenho feito/esquecido coisas que ninguém acredita… Achava mesmo que tivesse acessado o DCPV pela primeira vez em dezembro, e visto um post sobre seu aniversário de 50 anos, que uniu menu e tradição indianos. Mas errei por pouco, afinal, fim de novembro não está tão longe de início de dezembro, né? E como minha família é enorme, não vamos fugir da “dobradinha” família Luz/ Família Simões para os aniversários. Se não faz aniversário junto com Bruno, faz aniversário junto com Tiago, outro sobrinho. 🙂

    Estou entrando de férias hoje, aqui na universidade, e pretendo dar um tempo do computador… Assim, antecipo a você, Débora, Renata, Mingão e família, Ed e família e aos amigos virtuais do DCPV um Feliz Natal e um ano de 2009 de muitas realizações, paz e harmonia. Claro, de muitas viagens e sabores também…

    Adriana

  3. Ai, ai, ai… que saudades me dá da Itália quando vejo isso… que invejinha… Siena é uma cidade lindíssima! ESpero que vc tenha aproveitado para comer panforte!! 🙂
    Bjos!

  4. Olá, legal o blog, parabéns! E como a colega aí acima, ai que saudades da Toscana, fiquei 6 meses lá neste ano e se for prá viver de vinho e comida na dolce vita, só lá mesmo… Aposentadoria perfeita!

    Convido vcs prá conhecer meu blog tb, o http://www.popkitchen.com.br. Voltarei sempre por aqui prá ver por onde andam.

    abs,
    Enio

  5. Ameixa, na verdade não era fantasmagórico, não ! Era lindo ! E ainda mais, depois depois da dupla cantucci/vin Santo. rs

    Adriana, então parabéns pro Bruno, pro Tiago e pra todos que estão por aqui !
    Gostei bastante das metas a serem alcançadas, especialmente as referentes a sabores e viagens …

    Oi, Ana. Grato pela passagem e é claro que comemos panforte se bem que os cantuccini cairam mais ao nosso gosto ! Adoramos Siena também !

    Michel, nós também gostamos dos cantinhos escondidos. E pensando bem, dos não escondidos também !
    Tenho um post a publicar sobre Monterregioni que é bem nesse estilo !

    Liliane, farinha 00 é um tipo muito fino e que tem uma porcentagem baixíssima de cinzas. Eu achei no sex shop !

    Léo, a experiência é recíproca.

    Elio, grato pela passagem/elogios e vou dar uma passadinha lá no Pop Kitchen. Agora, 6 meses por lá é o nosso sonho de consumo !!

    Márcia, não foi tão planejado quanto o Guigão, mas a coincidência foi muito feliz ! kkkk

    E Feliz Natal pra todos os que passam por aqui. Por sinal. amanhã postarei o 11º InterBlogs – uma indicação da Marizé ( Tachos de Ensaio) com um menu Natalino.

    Até .

  6. ola pesquisando na internet sobre receitas de cantuccini, cheguei ao seu blog. fiquei interessado em conhecer a receita pelo fato de ser bem mais simples e tradicional a que vi durante a pesquisa. Gostaria de saber se pode compartilhar a receita comigo?
    grato,

Dê a sua opinião, please!