Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – sukiyaki do bem/2009

dcpv – da cachaça pro vinho – sukiyaki do bem/2009

põe do bem nisso
04/07/09

Sukiyaki do Bem/2009

É o evento gastronômico que possibilita a união de várias mãos laboriosas.
Mãos que amassam, torneiam, modelam o barro e criam novas formas que conhecem a diversidade da matéria-prima fresca, saborosa e que nos dá a oportunidade gustativa de experimentar novas técnicas e releituras no preparo do tradicional sukiyaki.
São as mãos que promovem e realizam o fazer bem
“.

DSC09738-2

Um convite que começa deste jeito não tem como ser recusado, né?

DSC09732-2

Pois foi exatamente o que pensei quando disse pra mim mesmo: temos que ir!

DSC09746-2

Imagine Adriano KanashiroAlex AtalaTsuyoshi Murakami juntos e dando a sua interpretação particular prum Sukiyaki?

DSC09749-2

Além disso, a possibilidade de ajudar duas instituições de caridade (Assistência Social D José Gaspar Ikoi no Sono e Fundação Travessia) e divulgar uma arte tão bacana quanto a cerâmica, tendo a renomada artista Hideko Honma como mestra e idealizadora de todo o evento.
Ah! Fiquei sabendo através da Claudia Rumi, do blog Chá com Arroz e que é uma das alunas da Hideko.

DSC09736-2

E tem mais uma  coisinha! Era no Hyatt.
Me diz se depois de saber tudo isso, você também não iria?

DSC09737-2

Chegamos às 20:00 hs e fomos trocar os nossos convites por um pedaço de barro. Eles dão direito a escolha de um prato executado por alunos/ convidados.
Ao escolhermos (tentamos pegar o da Claúdia, mas já tinha acabado), devíamos apertar o barro com as mãos.  Este aperto de mãos cerâmico será juntado ao de todos os presentes e posteriormente, queimado e utilizado numa big obra de arte. Mais uma grande ideia!

DSC09739-2

A escolha já é muito interessante pois você passeia por corredores com uma cenografia envolvente onde as obras (os pratos) estão expostas e após muitas dúvidas, escolhe o seu favorito!

DSC09740-2

Ainda no hall, havia uma exposição de luminárias japonesas do artista Lucas Isawa. Lindas e singelas como quase tudo nesta noite.

DSC09735-2

E perceba que elas, as luminárias-esculturas são baseadas na tradição koinobori que tem como princípio analisar os movimentos duma carpa colorida de tecido ou papel tremulando contra o céu  e que aparenta nadar contra a correnteza de um rio.

DSC09730-2

Pronto, estávamos preparados pra degustar as interpretações do Sukiyaki de cada um dos grandes chefs.

DSC09742-2

Começamos com a do Murakami, o aclamado chef do ano de tudo o que é premiação (Gula, Veja, Prazeres da Mesa, Paladar, dcpv, etc). E ele foi audacioso pois preparou um Sukiyaki frio!

DSC09764-2

Isto mesmo, frio e harmonizado com café frio!
Só pra fazer um paralelo, seria como se alguém tivesse a ideia de servir uma feijoada fria e acompanhada com um chá quente! É claro que esta combinação não daria certo, mas a do Mura foi excelente.
Ficou supersaboroso e o café fazia o papel de um sorbet, ou seja, limpava totalmente o paladar. Chocou (o Sukiyaki é um prato extremamente quente!), mas agradou muito.

DSC09765-2

Continuamos com a segunda apresentação, a do Alex Atala que fez um Sukiyaki Veggie (a Dé vibrou e adorou!) usando uma série de ingredientes brasileiros. Excelente também e com a aprovação dos nossos acompanhantes de mesa que foram 8 pessoas especialistas em Sukiyaki ou seja, todos de descendência japonesa.

DSC09769-2

Por fim a interpretação do chef do Kinu, o Adriano Kanashiro que fez um Sukiyaki Recheado, quase um pastelzinho delicado de carne e imerso no caldo bem quente (só pra situar, parecia um guioza).
Tanto este, quanto o do Atala foram escoltados por um vinho tinto brasileiro da Benedictus Enogastronomia  (nota e corrigindo após o comentário do sommelier convidado Benedito Filho,  informando que ficou a cargo de conseguir o patrocínio e a harmonização dos vinhos com o Sukiyaki) que demonstrou ser bom!

DSC09771-2
Este prato também foi distribuído na saída do evento.

Estávamos prontos pra sobremesa, o Caqui-Choc Molecular (eita, até em festa de Sukiyaki tem coisa espumosa, sô!) do chef Laurent Grolleau do próprio Kinu no Hyatt.
Obviamente, não era um Sukiyaki.  Ele criou uma sobremesa gostosa, crocante e nem tanto molecular assim.

DSC09774-2 DSC09775-2

Terminamos a bela refeição com a certeza que retornaremos no ano que vem já que além do evento ser gastronomicamente perfeito, ainda te dá a sensação de que se está colaborando com entidades que realmente são beneficentes.

DSC09754-2

E parabéns pra ceramista Hideko Honma pela ideia original (este é o 3°) e a equipe toda pela realização deste Sukiyaki do Bem.

DSC09745-2

PS – Só lamento não ter encontrado a Cláudia (tínhamos combinado), pois além dela não ter saído da cozinha (veja as fotos que ela tirou dos bastidores) ainda me senti procurando uma agulha num palheiro (rsrs).
Mas não faz mal, fica pra próxima!

DSC09758-2  DSC09761-2

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 9 comentários

  1. Após ler a respeito do Sukiaki do Bem ,percebi uma nota que diz o seguinte:”escoltados por um vinho tinto brasileiro da Benedictus”.
    O jantar teve a participação do Sommelier Benedito Filho do “BENEDICTUS ENOGASTROMIA, que ficou a cargo de conseguir o patrocínio dos vinhos e da harmonização com os Sukiakis.
    Ficarei grato se puderem corrigir com uma errata a informação correta.
    Atenciosamente,
    Sommelier Benedito Filho.
    “BENEDICTUS”- ENOGASTRONOMIA E CULTURA
    TIRADENTES – MG

  2. Queridos, as fotos do DVPV estao dando cada vez mais agua na boca!!! Como diria a Sylvia, um luxo! :mrgreen:

  3. Eduardo, não o encontrei mas foi com muita expectativa que aguardei seu parecer em seu blog.
    Fiquei feliz por vcs terem aproveitado e gostado.
    Gosto de ver o parecer dos outros, pois nós somos quase da casa e somos suspeitas para falar.
    Esse evento foi com quase total caridade de todos os colaboradores e para dar certo, a Hideko usa seus poderes mágicos para que ocorra isso. Ano passado foi liberado o salão para 700 pessoas e a casa LOTOU. Esse ano, o Hyatt liberou apenas o salão de 300 pessoas, mas o atendimento achei bem melhor. te espero na próxima e parabéns pelo lindo blog.
    Abraço,
    Claudia

  4. Benedito, mas será o próprio?
    Não leve à mal pois só não citei o vinho e a origem porque não constavam do menu e além do mais, achei que você deveria ter se alongado e aprofundado um pouco mais na sua expolicação!
    De qualquer maneira, está devidamente corrigido (segundo o teu ponto de vista !).

    Ameixa, estes valem e muito o experimento já que degustamos interpretações diferentes e criativas.

    Mari, a Sylvia e o (que Deus o tenha !) Athayde Patrese!!
    Agora, se as fotos dão água na boca, imagine os pratos !! rs

    Claúdia, parabéns pra vocês e pra grande Hideko já que no fundo, no fundo, quem acabou fazendo caridade pra nós foram vocês pois dificilmente teríamos oportunidade de apreciar criações de tais grandes chefs.
    Certamente nos veremos no ano que vem e quem sabe, tiraremos algumas fotos do backstage também.

    Abs sukiyakianos pra todos !!

  5. Visite o atelier da Hideko pois tem peças incríveis principalemente para jantares especiais como que vc oferece.Vc não se arrependerá. Não é propaganda, pois curto isso a beça e aproveito faço todas as minhas peças para meus jantares. A arte de cozinhar está no conjunto: receber bem, dar prazer e deslumbrar! Obrigada pelas palavras e até ano que vem.
    Abr,
    Claudia

  6. Tentei bater umas fotos de um almoço que fui. E quem disse que consegui fazer essas belezas de fotos que vc faz? Fiquei uns dias sem computador e senti de falta “participar” desses eventos. Mas, estou aqui, de volta.
    Liliane

  7. Leo, família iluminada se dá bem quando a própria ajuda! E inveja da boa faz bem !! rsrs

    Cláudia, grato novamente pela indicação e certamente iremos ao atelier da Hideko pra dar uma pesquisada. A Dé adorou a idéia.
    Muito boa a tua definição sobre a arte de cozinhar. Eu só incluiria uns bons copos de vinho na tua receita !! rsrs

    Liliane, fotos são como todas as coisas do mundo. Tem que praticar!
    E é por isso que eu não paro de fazer pratos e/ou ir a restaurantes pra que a Dé não perca a embocadura !!

    Abs a todos !

Dê a sua opinião, please!