Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – o julie & julia do dcpv

dcpv – da cachaça pro vinho – o julie & julia do dcpv

vamos fazer receitas? dum livro inteiro?
29/09/09

dcpv – O Julie & Julia do DCPV

Quem já leu/viu Julie & Julia, o livro/filme sobre a missão que Julie Powell se impôs (fazer em um ano todas as 524 receitas do livro de culinária francesa da Julia Child, o Mastering the Art of French Cooking, o MtAoFC) simplesmente adorou!

DSC01612

Vou confessar uma coisa: estou com o livro na mão (a Re já leu, a Dé ainda não) e comecei a ler. Só comecei e prometo que o lerei até o fim. Inclusive,  já descobri que a Julia era o que poderia se chamar literalmente de um mulherão pois tinha 1,88 m de altura  e era ruiva .

DSC01672-2

Parece muito interessante, mas não vou fazer a besteira de ler correndo como um maluco. É um livro que merece ser degustado como um grande vinho: devagar, com calma e melhor, aproveitando cada segundo. Certamente postarei sobre e as receitas que estão contidas nele.

DSC01621-2

Adaptando a ideia da Julie (neste mundo, nada se cria …), aproveitei pra consultar a minha Barsa (antigo, não?) culinária, o livro 400 g escrito pelos grandes chefs Betty Kovesi, Carlos Siffert, Carole Crema, Gabriela Martinoli (convidada especial – Mara Salles) e escolhi as receitas que eu gostaria de reproduzir nesta noite.

DSC01759-2

Como assim? Você achou esta adaptação bastante diferente da que a Julie fez?
Eu também achei, mas optei pelo minimalismo. Quatro receitas, uma noite! Capisce ?

DSC01608-2

Mesmo porque se eu fizesse as receitas do livro inteiro, aí sim, eu não teria a mínima originalidade.

DSC01643

De qualquer maneira, espero que o resultado seja muito bom e quem sabe, no ano que vem, ver o lançamento do  livro/filme Betty, Carlos, Carole, Gabriela & dcpv em todas livrarias/cinemas do mundo e obviamente, faturar com a venda dos direitos! rs

DSC01622-2

Tapetes vermelhos, nos aguardem! Vamos à noite J & J no dcpv!

Bebidinha –  Caipiroskas

De jaboticaba e pitanga. Do meu quintal, claro!

DSC01657-2

Entrada –  Basler Mehlsuppe ( pag 123)

Uma sopa básica e simples. Que é típica da cidade da Basiléia, no norte da Suiça. Ela é servida no inverno, na época do carnaval (suiço?) e depois da folia (suiça?) pra restaurar a força dos foliões (suiços?).

DSC01592-2

Os ingredientes são mais básicos ainda: manteiga, farinha, cebola, vinho tinto (usei o mesmo que tomamos), caldo de carne e queijo pra cobrir no final.

DSC01694-1

Olha, o carnaval suiço deve cansar, pois esta sopa é bem “sustante” mesmo. E cai melhor ainda  com o friozinho que está fazendo hoje.

DSC01696-2

Com um vinho tinto, então! E foi o que fizemos: tomamos um  ºC Celsius Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah Argentino que foi “parceiro, abre-alas, cromaqui, discreto“, segundo os Julies, nós mesmos.

DSC01670-2

Principal : Vieiras a la Nage Thai com Maxixe Refogado e arroz jasmim (pags 166 e 277)

Maxixe?
É, escolhi maxixe porque nunca comi e achei que acompanharia perfeitamente um prato de frutos do mar. E maxixe deve ser simples, né mesmo?

DSC01598-2

Facílimo de fazer, basta raspar os espinhos do maxixe com uma faca , cortar em rodelas finas e refogá-las numa base de alho picado e cebola “suados” com o acréscimo de pimenta dedo-de-moça temperadas com sal e pimenta.

DSC01704

E as vieiras também são fáceis de fazer.  Exatamente como a Julia adorava.
Só não sei se ela gostaria do sotaque thai que o prato tem. Mas até aí, nesta noite sou quem escolhe! Então …

DSC01638-2

Aqueça óleo numa wok, salteie 4 fatias de gengibre, 1 cebola roxa pequena em fatias, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e fatiada e 1 talo de capim-limão até ficarem macios.Junte 1 xícara de shitake fatiado e salteie por mais 3 minutos.

DSC01630-2

Tempere e deglaceie (raspe as sobras da wok) com 60 ml de nam pla ( o espetacular molho de peixe thai).

DSC01649-2

Reduza à metade, junte 900 ml de caldo de frango e deixe evaporar um pouco.

DSC01595-2

Acrescente suco de 1 limão e tempere com sal. Junte algumas folhas de manjericão ( usei o thai do meu quintal que tem um gostinho muito bom de aniz) e 1/4 xícara de cebolinha picada.

DSC01616-2

As vieiras são douradas na chapa, temperadas com sal e pimenta e adicionadas ao caldo na última hora.

DSC01699

Existe uma outra opção pra fazer a vieira “a la nage” que significa, segundo o livro, “escalfar um alimento, em geral peixes ou frutos do mar, num court bouillon e serví-lo nesse líquido, guarnecido de vegetais” que em bom português significa cozinhar a vieira num caldo.
Optei pelos dois (democracia!). Dourei de um lado na frigideira  e cozinhei ” a la nage”  do outro.

DSC01709-2

Aí foi só montar esta beleza de prato com o maxixe refogado (parece uma pepino light se é que isso é possível! rs), o arroz jasmim, o molho bem ralo e temperado e elas, as Julie & Julia da noite, as vieiras.

DSC01725

Sensacional e com um sabor thai acentuado e perfumado.
Acompanhamos com um vinho branco Chapel White Robertson 2007 South African que nos disse em alto e bom francês. Je suis “marítimo, chapéu de bombeiro, perna-curta, M.P.”.

DSC01715-2 DSC01718-2

Sobremesa – Creme Caramel  (pag 477)

Não tem jeito. Esta sobremesa é uma clara e despudorada homenagem a JulieJulia e o MtOaFC. Creme Caramel ou, Pudim de Leite, é uma sobremesa manjada, mas deliciosa.

DSC01602-2

Coloquei nos ramequins, que estavam devidamente caramelados, o líquido formado por leite, fava de baunilha, açúcar, gemas e ovos. Depois disso, levei pra assar em banho-maria por ~35 minutos e deixei esfriar.

DSC01748-2

Um pudinzão de leite docinho e francês, bem francês.
Um cálicezinho dum vinho Sauté Foy Bordeaux 1998 e estávamos prontos pra dar a nossa opinião sobre  esta cinematográfica noite.

DSC01743

Leia a opinião dos grandes tietes tanto da Júlia, como da Julie:

DSC01735-2

Julie, Julia, Bety, Carlos, Carole, Gabriela, Mara: estavam todos por aqui! (Edu)
The best of my Paladar! O melhor do sabor! ( Mingão)
Julísticamente Duzístico! (Deo)

DSC01728

Uma grande noite pruma grande ideia (a da Julie, não a minha); pruma grande cozinheira, a Julia e prum grande filme pois estamos doidos pra ir ver!
Nós vemos na tela!
The End.

.

PS – Chic! Chiquíssimo! Este post participou junto com os Blogs Prato Fundo e Amuse  Bouche, da matéria da capa do excelente caderno de gastronomia do Estadão, o Paladar!
Que beleza! Justo o Paladar que tanto admiramos!! Tá lá: Edu&Betty&Carlos&Carole&Gabriela, nas telas!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 13 comentários

  1. Eu apenas conheci Julie e Julia nos blogs. Nem sabia da existência delas. Nem li o livro nem vi o filme mas, mais tarde ou mais cedo, vou acabar por fazê-lo 🙂
    O Carnaval em Portugal é gelado… imagino na Suiça com temperaturas baixíssimas! Só uma sopa a ferver é capaz de aquecer o corpinho!
    Não conhecia o maxixe, que bonitinho 🙂

  2. oi!
    esta é minha primeira tentativa de me comunicar com outro blog, certamente estarei fazendo alguma besteira…rs
    queria te convidar a conhecer meu blog, o pessoal que se corresponde contigo tbm.
    blogspot/estacaogourmet
    falo de receitas, experiências na cozinha e de vez em quando faço umas críticas gastronômicas.
    quando eu era criança meu tio tinha uma horta e plantava maxixe, nós comíamos ao natural, ele é mais suave que o pepino. cozido eu nunca provei.
    qto ao carnaval em basel, ele começa de madrugada, mesmo se estiver frio, as pessoas vão se reunindo numa praça, carregando velas acesas e daí brincam muito,jogam coisas nos outros. conheço alguns suíços, são divertidos. o carnaval deles é diferente do nosso, mas diferente não quer dizer ruim , não é mesmo?
    curioso é que não lembro de terem comentado sobre esta sopa.
    espero ansiosamente uma resposta…rs

  3. Julio, pois devia comentar!! rsrs

    Carol, quem sabe, né mesmo?

    Fer, estou lendo o livro e verei o filme. Ah! Também estou comendo as receitas ! rsrs
    Se bem que não as originais da Julia porque são grandes demais!! rsrs Só de ler a que você fez, fiquei cansado.

    Ameixa, pois conheça que vale a pena. Quanto a Suiça, fico imaginando os suiços brincando o Carnaval. Acho que só com uma sopaça dessas !! rsrs
    E o maxixe é mais bonito do que gostoso !!

    Lorena,você se comunicou corretamente. Só consertei o wenedreço do teu blog pois não estav conseguindo entrar lá.
    Quer dizer que você conhece o carnaval de Basel?
    E já comeu maxixe no pe?
    Que legal!
    Grato pela visita e espero que depois do primeiro contato, apareça por aqui!!

    Abs a todos !!

  4. Bom uma pequena historia qto as vieiras, nao achei nada aqui pela Barra da tijuca ainda, mas fui procurar no google aonde poderia, qual foi minha surpresa ao achar isso aqui ( http://www.mariavaicomasostras.com.br/) depois de rir um pouco descobri que posso comprar vieiras online, e mandar para casa de minha mãe e fazer este prato ali na cozinha dela…

    Mas antes preciso fazer o “lisoto de Camalão” este eu farei por aqui mesmo. rsrs
    Abs e bom feriadao pra todos.

  5. Olá Eduardo! Que maravilha de jantar, deu água na boca! Sou louca por vieiras, pena que aqui em BH elas sejam caras e nada frescas…
    O maxixe eu conheço bem, é da minha terra. Na minha casa, sempre foi preparado de forma bem simples, cortadinho, refogado com cebola, alho e muito coentro, delícia também. Mas adorei a combinação e, principalmente, o requinte que deu para ele!
    Parabéns pela matéria no jornal!

  6. Edu,
    Acabei conhecendo seu animado blog através do Paladar.
    É sempre gratificante e delicioso saber de preparos, que tem como referência as receitas do 400G, feitos pelas mãos de outros cozinheiros.
    Já que você é usuário assíduo …vá nos contando e dando sugestões…
    Betty

  7. Edu ,, Julie e Julia estou ainda lendo ,,, enpacou aqui com a correria rs mais o filme deve ser divertidissimo… Adoro suas comidas, e fotos.
    Beijos
    Ju

  8. Vc encontra por aí favas de baunilha? E que florzinha é essa por cima da sopa? Maxixe aqui come-se de todo jeito. Refogado ou com camarão ou com carne. Nunca ouvi flar que se comia cru.
    E que filme é esse Julie&Julia? O livro, 400g vou procurar agora na Submarino.
    Vou vê o Paladar-Estadão.
    Liliane

  9. Li a reportagem. Vc é nota 10 com essas fotos maravilhosas, receitas maravilhosas e mesas arrumadas pela Dé, também, maravilhosas.
    Abraço, Liliane

  10. Julio, só o nome da empresa ( Maria vai com as ostras!! rs) já me faria comprar alguma coisa lá.
    E o “lisoto”? Ficou “goustouso”??

    Isabela, eu não conhecia e gostei do maxixe, o pepininho !! Ficou bem gostoso e a receita, simples, é do livro 400 g que no caso, vou responder abaixo a uma das autoras .

    Betty, um prazer tê-la por aqui. Sou um grande fã do 400 g pois acredito que é um livro completo de culinária indo do mais básico ao mais complexo. Parabéns pela obra e continuarei usando sempre.
    E pode deixar que qualquer dúvida, entrarei em contato. Sou chato pressas coisas! Volte sempre!

    Julia, grande doceira, também empaquei mas vou desempacar pois pretendo ler o livro antes de ver o filme!

    Liliane, encontro favas de baunilha no sex shop. Mas é caro. A minha sorte é quando fomos pra Dubai, acabei comprando um montão e cada uma saiu a menos de R$ 0,50 !!
    E ficamos felizes pelo montão de “maravilhosos”. A família agradece !!

    Abs a todos.

Dê a sua opinião, please!