número 238
17/11/09
Roberta Sudbrack, cozinhando no dcpv.
Ela foi a primeira chef do Palácio do Alvorada! Calma, é claro que não foi na dinastia Lula!
Na verdade, ela ficou 7 anos pilotando a cozinha de lá, mostrando o seu talento pra família Henrique Cardoso e por tabela, pra reis, rainhas, presidentes e outros menos votados.
Desde 2001, ela comanda a cozinha do seu próprio restaurante, o Roberta Sudbrack, o RS no RJ, onde faz uma comida que poderíamos definir como robertasudbrackiana ou seja, extremamente personalizada e com uma brasilidade incrível, além de usar métodos completamente usuais (chapas, mixers, etc) obtendo resultados vanguardísticos.
E tem mais uma: a sudequipe comandada por ela, estuda exaustivamente ingredientes (maxixe, chuchu, mangarito, etc) a fim de obter sabores/texturas/formatos inimagináveis.
Com este currículo, só faltava ela cozinhar aqui no dcpv!
Portanto, prepare-se: a descrição das cenas que virão a seguir são fortes e podem causar um fenômeno estranho: você babará!! rsrsrs
Esta é a noite da RS no dcpv. Acho que nós nunca mais seremos os mesmos!
Abrimos os trabalhos com uma bela caipiroska de Morango com Limão Siciliano. Ela precisava descontrair!
Entrada – Canelone de Atum e Tartare de Chuchu
A própria Roberta disse: “não temos cardápios fixos. Alternamos todos os dias a partir do que encontram de melhor”.
E coisa boa e barata aqui em Ferraz de Vasconcelos é o chuchu! Dá em qualquer cerca!
Portanto, aproveitamos a matériaprima pra comer uns belos caneloni. Com um pequeno detalhe: os caneloni são de atum mesmo!
Escalopes de atum são achatados com um batedor de carne até obter uma lâmina fina.
Obviamente, não vou poder passar as receitas completas aqui por uma questão de copyright (se me pedirem por baixo dos panos, eu passo! rs)
Continuando, este canelone de atum é recheado com chuchu em cubinhos refogados em água e sal e temperados com azeite, sal, açúcar e peperoncino em flocos moído.
E montados sobre uma farofinha de pão com amêndoas e um vinagrete de melado de cana (ele e azeite) ligando tudo!
Lindo e extremamente saboroso! A crocância da farofa e a doçura do melado fazem o chuchu brilhar!
Nos sentimos como ex-presidentes!
Acompanhamos este prato excepcional com a nova onda do momento (sic), um tinto de verano, formado pelo Quinta do Seival 2005 Campanha Br, uma fatia de limão siciliano, H2O limão, muito gelo e uma gota de vermouth.
Como diria o grande Lula: Crise? Que crise!
Principal – Lagostins em lâminas de chuchu e leite de amendoim
A Roberta estava preocupada com a qualidade do peixe. Na verdade, ela iria fazer um Pargo Pochê em Vinagrete Crocante de Maxixe.
Mas como ela mesmo falou “não sou eu que decido qual peixe será servido e sim o mar e o pescador!”. Portanto, Jorge, o nosso vizinho pescador nos trouxe uns belos lagostins, que foram devidamente servidos em lâminas de chuchu e leite de amendoim.
Outro espetáculo de sabores. O chuchu é cortado em lâminas e grelhado até ficar um pouco chamuscado.
Logo depois, enrolamos estas lâminas nos lagostins, temperamos com Flor de Sal (xô, proibição!) e cozinhamos no steamer até ficarem rosados.
São servidos sobre uma paçoquinha líquida (amendoim torrado moído, uvas passas e manteiga) e finalizados com uma infusão de amendoim (amendoim fervido com leite integral, creme de leite, coado e temperado com sal e açúcar).
Todo mundo pirou quando este prato foi servido. O amendoim que estava tanto na paçoquinha como na infusão elevou o lagostim e o chuchu a uma potência desconhecida por nós.
Ficamos todos de joelhos e dissemos: Ave, Roberta!!
Continuamos bebendo o tinto de Verano em pleno Verão (com um patrocínio dos supermercados Veran).
Sobremesa – Consomé de Chocolate, Pele de Leite e Rapadura
“Algo muito mais do que comida, algo que transforma cada cotidiano mutante e irracional em experiências sensoriais e emoções íntimas. Um lugar de sensações e lembranças para se viver a experiência do gosto!”
É isto mesmo! Foi isto o que sentimos ao comer um dos últimos experimentos da Roberta. Um belíssimo Consomé de Chocolate (chocolate amargo 70% derretido em creme de leite) …
… com uma pele de nata (nata reduzida a uma camada fina e congelada)…
… acompanhado duma casquinha de rapadura (biscoitinhos finíssimos de rapadura, manteiga, clara de ovo e farinha de trigo)…
… finalizado por quinoa frita e polvilhado por açúcar de confeiteiro.
Ge-ni-al! Só isso!
Ainda mais acompanhado de um branco alemão, o Riesling Spätlese 2004 Selbach que foi aquele cara que abre a porta do carro pra sua acompanhante. Sacou?
Eis a opinião dos seguidores da seita RS:
Altíssima gastronomia. RS arrasou em SP, ou melhor, em FV. (Edu)
Perfeito! Fernando Henrique é que era feliz. (Mingão).
Dudu Sudbrack é bom mesmo! (Déo)
Lá no RS, a Roberta tem um espaço chamado Teacher&Diner onde ela ensina, uma vez por mês, ou melhor, incentiva todos os participantes a vivenciarem o processo da execução das receitas e mostra pra todo mundo como pode ser divertido experimentar a cozinha.
E é claro que ela não veio aqui (seria um sonho se viesse!).
Na verdade, ela veio dar uma aula no Wilma Kövesi, o wkcozinha e eu e a Dé fomos lá pra ver “o que que a Roberta tem?”
Uma boa parte das fotos foi feita lá e outra, do jantar que realmente fiz (a Dé fez a sobremesa)) por aqui.
Resumindo, a Roberta é tudo isso o que falam dela (simpática, gosta do que faz, entusiasta) e melhor, dá gosto ver alguém tão apaixonado pelo seu trabalho.
Fica só um desejo que precisamos realizar: conhecer o que ela faz lá no RS (o Diogão dos Destemperados já foi!).
E melhor ainda, conseguir um belo desconto ao marcar esta visita através do Twitter (ela é uma twitteira e tanto e costuma deixar todo mundo que a segue com água na boca ao informar os pratos que vai fazer/está fazendo no restaurante).
Quem sabe na próxima temporada dos mangaritos??
Até.
.
Há 14 comentários
Confrades e Comadre DCPVianos queridos,
Fui obrigada a parar todo o muito o que estava fazendo para vir aqui. Que espetáculo, um presente!
Espero poder vê-los em breve…
Um beijo ;***
Lindo, lindo, lindo. Um show – e, sim, eu babei durante o processo.
Aquele vinho ali com gelo eu já tive o privilégio de tomar com vocês em Sampa.
E ir à Roberta é questão de aceitarem meu convite para um fim de semana gastronômico turístico na Cidade Maravilhosa. Convite feito, só dizer a data.
Aliás, é mais que um convite, acho que já se trata de apenas acertarmos data. Não sendo no Reveillon (que estaremos em Orlando) nem Carnaval (que passaremos em Marrakech), pode ser amanhã e sempre!
Grande abraço. Também “patrocinei”os Destemperados no Rio com hospedagem quando vieram comer na RS.
Bela matéria (tou doido ainda mais pra ir com vocês comer lá e conhecer a Roberta, de quem sou fã desde a era FHC)
Olá
To indo passar as festas no Rio, com certeza irei varias vezes ao restaurante da Roberta,,,,show brazuka com muiiiiita classe.
roberta sudbrack não se trata somente de uma food experience elevada à última potência… trata-se de uma life experience!
Que preconceito ridículo o de vocês em relação ao Lula. Que TAMBÉM recebeu reis, rainhas, chefes de Governo etc. Os quais o veem – basta ler os jornais internacionais – como um verdadeiro estadista. A qum fhc jamais se compararia.
Viva RS e sua culinária divina. Viva vcs que continuam fotografando maravilhosamente.
Por momentos, achei mesmo que ela tivesse ido aí a casa 🙂 Não seria tão surpreendente assim. Vocês merecem!
Adorei o lagostim enroladinho… ai que maravilha!
Confreira Dadivosa, foi muito bom. E melhor ainda tomando os tintos de Verano que você nos apresentou. Você estava certa! Este treco vicia!!
Mari, eu avisei!! hahaha
Arnaldo, não esculhamba!! rsrsrs É um tinto de Verano!! hahaha
Então tá marcado: vamos ao RS quando da nossa excursão ao Rio. Do jeito que a coisa anda e com tantos programas, estou prevendo que não dormiremos nesta nossa passagem por aí!! rsrs
Leo, que beleza! Comer na Roberta!! E várias vezes!! Entre no twitter e reserve com desconto!! rsrs
Diogão, é que você pode falar porque a mulher te “entupiu” de comida!! rsrsrs E você pedia mais!! rsrsrs
Eugenia, eu juro que tentei te responder diretamente mas o e-mail que você deixou é … falso!!
Portanto, se você achou que eu diminuí a importância do Lula, você está enganada mesmo porque este é um lugar de divertimento e política, normalmente, não combina com este propósito!!
Além do mais e pelo que eu me lembre, foi a própria D. Marisa que dispensou o trabalho da Roberta alegando que ela cuidaria da cozinha do Palácio.
Liliane, viva todo mundo. Especialmente os que entendem o que está escrito por aqui!! rsrs
Ameixa, o meu verdadeiro intento foi este. E me alegro em saber que merecemos uma visita da Roberta por aqui!!
Bem que ela podia aparecer e fazer uma noite só pra “foodies plugados” (mais conhecidos como blogueiros!rsrs). Você viria de Portugal??
Abs a todos
Que este blog é de uma superficialidade “civilizada” bem paulistana eu já sabia, agora que ele dava guarida a gente de conduta ética duvidosa, para mim é novidade e, permitam-me, não gostei. E como todo cidadão honesto deste país, ainda estou à espera de uma explicação convincente da referida cozinheira a respeito dos pagamentos abusivos recebidos por ela durante o período em que serviu ao iluminado sr Henrique Cardoso, aquele que levou o Brasil à bancarrota por duas vezes e ainda ilude incautos com a sua sapiência de colonizado. Memória seletiva é uma prerrogativa de tolos auto-indulgentes.
Felicidades e até nunca mais!
Ia dar uma olhada por aqui , quando me deparei com a seguinte advertência : “Ela foi a primeira chef do Palácio do Alvorada! Calma, é claro que não foi na dinastia Lula!”
Quanta deselegância!!! Rima com ignorância.
Desisti.
Deusdédit, eu juro que tentei te mandar uma resposta por e-mail, mas ele … retornou!!
Então ficamos assim: cada um é livre pra falar o que quiser desde que respeite o espaço dele. Puxa, acho que acabei de inventar a democracia!!
Portanto, lamento que você ocupe o meu espaço querendo denegrir a imagem duma chef espetacular e que está no auge da sua criação gastronômica.
Eu do alto da minha “superficialidade civilizada” me arvoro de senhor do meu blog.
E como você mesmo disse, até nunca mais!!
Ou se preferir, pode passar pra dar uma “lidinha”!!
Feliz Natal!