isso sim é que é virada
15/05/10
dcpv – Virada paulista, bloguista e da amizade.
Era o final de semana da Virada Cultural. São Paulo, a capital do litoral, estava engalanada e à espera de uma multidão pra ver, de graça, uma gama de manifestações culturais: música, teatro, cinema, exposições, jogos do Timão, etc.
E nós (eu e a Dé) também teríamos a nossa virada e melhor, gastronômica e de amizade.
Iniciamos, selando um encontro com os super-gente-boa, Lud e o Luiz, seu esposo, do excelente blog The Inner Life of Food. Onde?
No Marakuthai, o restaurante da chef revelação Renata Vanzetto que já foi retratado por aqui.
Pra quem não se lembra, a Lud e o Luiz foram responsáveis por um dos mais interessantes IB feitos até hoje: o chinês.
Altas informações e dados culturais, além de receitas instigantes e um texto tão bacana que eu me recusei a modificá-lo. Enfim, foi demais!
Combinamos durante o processo todo que quando eles viessem a SP, almoçaríamos no Marakhutai.
Olha, foi muito bom! Conversamos muito e comemos muito e bem também. Entradinhas caprichadas,…
… batidas exóticas,…
… acompanhamentos saborosos, …
… pratos principais fantásticos (costelinhas de porco, frutos do mar, tiras de frango)…
… além de brigadeiro de colher e …
… um petit gateau de pequi que era muito saboroso e ainda tinha um interessante nome: Pequi Gateau.
Nos despedimos e marcamos uma outra saída (quem sabe em Salvador?) após um belo Nespresso e uma bela foto!
Acabamos um prazer e já começamos outro.
Tínhamos um jantar com 8 conectados amigos, todos provenientes do Conexão Paris, o blog da Lina ou seja, francólogos assumidos.
Como todos eram de fora (Lourdes e Eymard de Brasília, Sueli e Jorge também, Helena e Hans de Sorocaba, Claudia e Alex de Maceió), fiquei com a incumbência de sugerir um restaurante.
Perguntei pra Dé e adivinhem o que ela respondeu? Maní®!! rsrs
Reservei com uma boa antecedência (3 semanas) e escolhi uma mesa no quintal com direito a céu estrelado (se bem que a mesa era coberta! rsrs).
Quando chegamos (por volta das 21:00 hs), quase todos já estavam lá, só faltavam a Claudia e o Alex. Trocamos alguns presentinhos (ganhamos excelentes livros de culinária da Sueli/Jorge e da Claudia/Alex, uma faca/baguete espetacular da Lourdes/Eymard e diversos chocolates além de bem-casados, os doces da Helena/Hans).
Aproveitamos pra ofertar um farnelzinho de legítimos macarons da Sódoces dos nossos amigos Ângela e Flávio Frederico pra todos os presentes.
Afinal de contas, estávamos jantando com verdadeiros aficionados pelas culinária e cultura francesas. E sabe quando tudo dá absolutamente certo? Pois foi o que aconteceu.
Exceto pela luz que era exígua. Acho que deveríamos usar aqueles capacetes de mineiros! rs Mas mesmo no escuro, tive a certeza que já tivemos algum encontro deste tipo em algum outro tempo tamanha a conexão (sem trocadilhos) entre todos.
Muitas conversas; uma quantidade muito maior de risadas e a sensação de que esta turma veio mesmo pra ficar. E olhe que os assuntos foram os mais variados: Paris (que novidade!), Chateau Duvalier (o vinho), charadas eróticas (viu, Hans?), possíveis novos encontros.
Em alguns momentos era difícil conseguir escutar todo mundo, especialmente com a quantidade de informações que a Sueli e a Helena queriam nos passar. E simultaneamente! rs
Não vamos nos esquecer que estávamos no Mani (eleito o restaurante do ano pela Prazeres da Mesa) e que, consequentemente, comemos muito bem.
Pedimos praticamente tudo: bombons de foie gras (mais uma homenagem a Paris) …
… e espetos de polvo.
Também experimentamos paletas de cordeiro, peito de pato…
… arroz de lulas e filé com crosta de lapsang-souchang.
Tomamos espumantes, vinhos brancos e tintos e melhor que isso, bebemos altas doses de felicidade e demonstração de bem-viver.
Ou seja, a Lina conseguiu reunir em torno do Conexão Paris um grupo fantástico de pitaqueiros (presidente Eymard, primeira-ministra Sueli, ministra da Educação Helena, ministra da Cultura Claudia. E olhe que existem outros por lá) e que além de conhecer Paris a fundo tem o joie de vivre e a simpatia necessárias pra se transformarem rapidamente em melhores amigos desde a infância. Como diria o Eymard, uma verdadeira questão de afinidade!
Foi o que aconteceu, esta turma vai longe.
Acho que, pelo menos, pra Reims fazer bate-bebe ou se hospeda-volta! rs
Até a próxima reunião. Estamos aguardando ansiosamente (vide a beleza acima!).
.
Há 17 comentários
Que dia, hein?!
Todos felizes, animados e integrados. Parecem amigos de uma vida! Reconheci o Edu e a Dé (claro), minha querida Helena e talvez o Hans (imagino ser ele a cabeceira da mesa?), O presidente simpaticíssimo Eymard e a belíssima Cláudia (com todo o respeito viu?!). Fique na dúvida sobre a moça elegante da última foto.
Parabéns a todos!
Eduardo
Belo artigo, como sempre. Boas companhias, bons vinhos e boa cozinha. O que mais desejar?
Até breve.
putz (antiga,hein!!!) 5a. tentativa e acho que agora vai meu comentario. É que fiquei “emocionado”!!!!
Sócio: o blogueiro gastroamigo. Você foi sensacional! Que dia hein? Que maratona de comidas, bebidas e amizade!!! Melhor assim. Afinide pura? Na veia!
Dé: voce tambem se superou. Conseguiu extrair leite de pedras..ops…com aquela luz, achei que não tinha sobrado foto. Voce vai ganhar o concurso anual de fotógrafa.
Hélio: na cabeceira da mesa, o Jorge (marido Sueli). A moça elegante?? Bem, na última foto só moças elegantes e pela ordem (esp-dir): Sueli, Helena e Claudia. Todas moças e todas elegantes.
Ficaram fora da foto: Lourdes e Hans. Tímidos!(rs). Nâo. Brincadeira: estava realmente escuro e a conversa tão animada que não fizemos uma foto com todos.
SÓDOCES: Já elogiei os macarrons do Flavio Frederico. Para mim, o melhor de SP. Especialmente o de chocolate amargo/meio amargo. Parabens ao Edu e Dé pelo presente e escolha certeira. Indo a SP, a visita no sódoces é obrigatória!
Todos: tudo só foi possível graças aos primeiros encontros no Conexão Paris. Afinidades que foram construídas com pílulas de humor e pitacos. Espero que renda muitos frutos gostosos como esse encontro em SP.
Petit Gateau – pequi gateau: achei a idéia sensacional. Estamos em pleno cerrado e não conheço quem o faça aqui.
A última foto: vocês não tem noção o que estava bom esse simples “arroz de alecrim com lascas de bacalhau deitado em ervas finas” da Sueli. Mas essa é outra conexão!!!
Bebemos um vinho branco, depois de dois espumantes (em homenagem a Helena) que estava “carmenmirandiano”!! Alegre!! Cheio de balangandas…não sei o nome! Mas estava bom demais.
O Edu é tratado como rei no Mani (portanto, temos Presidente, primeiro ministro, ministros e agora um reinado….). O Chef fez a gentileza de nos trazer uma salada de cortesia que estava simplesmente senscional.
A escolha foi certeira. Falamos tanto e todos ao mesmo tempo que só mesmo uma mesa aos pés da árvore e sob o céu estrelado seria capaz de nos aturar. Os demais, não tinham culpa!!!
até os proximos.
Adorei tudo!
Só queria saber mais um pouco da foto das meLinas:
Sueli, Helena e dúvida: Cláudia Oiticica?
Lindas todas!!
Beijos.
Vou deixar aqui meus parabéns para a turma do Conexão Paris. Acho muito legal quando as amizades saem do plano virtual para o real, um benefício que a tecnologia nos proporciona. O cardápio foi de matar! Excelente!
Obrigado a todos pelos elogios aos nossos macarons.
Graças a vocês, suas críticas, sugestões e visitas permanentes, nossos macarons continuam sempre fresquinhos e gostosos.
Nada melhor nesta vida do que um final de semana na presença de amigos e boa comilança.
Obrigado a todos e um grande abraço
Como vc Eymard, tentei encaminhar minha mensagem e não deu.
Fim de semana é sempre um corre-corre para finalizar e entregar os doces !!!
Mas agora vai!
Edu, vc escreveu e eternizou os bons momentos de uma maneira magistral.
Foi tudo perfeito. Vendo as fotos , me vêm à mente as gargalhadas,a curiosidade de saber ”como é que eles são?”,o restaurante lindo, os vinhos e a comida.
Gostei que o Hans não tivesse aparecido na fotos, ele já tem fans o suficiente … ! Também com o auto-marketing que ele faz , algumas acreditam !
Um abraço,
Helena
Amigos
Muito divertido e animado o jantar de vcs!
As “meLinas” muito bem produzidas acompanhadas de seus galantes maridos.
Só achei uma pena a Lourdes (mulher do Eymard) e o Hans (o divertido marido da Helena) não aparecerem nas fotos.
Abs.
Beth
EDU
Nossa, que beleza! Fiquei ate emocionada de ver as fotos do nosso delicioso jantar. Aquela noite foi mesmo muito especial, assim como todos voces. Amei tudo e estou na espera de outras alegrias.
O arroz de bacalhau ficou bem na foto, heim? Esse dia tamb’em foi inesquec’ivel. Espero que ainda tenhamos muitos encontros como esses.
Beijos a todos.
Caramba, ninguem merece o teclado onde estou! Mas pelo menos consegui chegar aqui.
Edu,
o título não poderia ter sido melhor.A nossa virada além de cultural foi de muita amizade, descobertas e grandes gargalhadas.
Graças a você e a Dé,tudo foi mais que perfeito; desde a escolha do restaurante Maní, as dicas dos pratos, até a escolha da mesa estrategicamente posicionada num local mais reservado.
Já pensou toda aquela algazarra no salão principal? Não fosse pelo seu prestígio lá corríamos o risco de sermos expulsos,rrss.
Culpa do Hans e da Helena, com todas aquelas “teorias” rrss. Em tempo, Helena acabou de revelar a sua porção mais ciumenta,rrss, não querendo expor a sua cara metade.
A Sueli, com todo seu carisma,conseguiu agregar gregos e toianos, ou melhor, paulistas, nordestinos e até alemão. Ainda bem que Jorge, com sua simpatia e gentileza topa tudo.
Com aquele jantar maravilhoso constatamos que Château Duvalier e Liebfraumilch ( da garrafa AZUL, bien sûr)ficaram para trás. E o Eymard já deixa a doce Lourdes comer umas frutinhas.
Que up-grade, não é gente?
Quanto aos macarons do Flávio, os bem-casados?? e chocolates da Helena, são realmente uma perdição.
Abraços.
Helio, foi tudo muito bacana.
Vamos a descrição das fotos (foi proposital não tê-las feito):
primeira e da esquerda pra direita: a mão da Lourdes (ou seriam da Helena, socorro!!), Eymard, Jorge, eu, a Dé e o Alexandre.
segunda e na mesma ordem: Sueli, Helena e Claúdia.
Lina, belos, bons e boa são adjetivos excelentes pra descrever toda a noite.
Assim como aproveitar pra agradecer a você e ao CP pelo chance que nos deu de encontrarmos gente tão legal.
Além da belíssima e prazeirosa utilidade pública, o CP é uma grande agência de amizades.
Eymard, presidente e sócio, concordo com tudo o que você escreveu. O da Dé especialmente!! rs
E olha que o seu comentário foi um daqueles no formato Sueli/Adriana!! rs
Adriana, também adoramos. Quanto a foto: bingo!!
Patricia, a comida estava uma delicia. Mas do jeito que toda a turma se identificou, qualquer comida resultaria num espetáculo.
E neste caso foi muito bom ver a afinidade cibernética se transformar em real!!
Flávião, certamente nós devemos ser estes que passam toda semana na Sódoces!! rs
E graças a você, este encontro foi muito mais doce!!
É como a família diz: Sódoce na veia!!rs
Helena, também adoramos tudo e todos. Ainda acho que este tipo de encontro deveria ser no formato daqueles as escuras dos americanos: cada um senta dez minutos na frente do outro e assim que passar o tempo, troca-se de interlocutor!! rsrs
Quanto ao Hans, você é que está dizendo!! rsrs E viva a Alemanha!!
Beth, foi uma pena mesmo! E o pior é que neste monte de viajantes juntos, nenhum de nós cogitou em fazer uma foto coletiva.
Acho que foi a emoção, a descontração e a certeza de que teremos um novo encontro!! rs
Se bem que se você procurar classe e humor no contexto, encontrará Lourdes e Hans respectivamente.
Dá pra imaginar um destes com a inclusão de vocês!!
Sueli, de uma coisa eu tenho certeza: você ficou emocionada mesmo. Escreveu tão pouquinho!! Rsrs Ou então ste teclado está configurado em russo!! rsrs
E ainda experimentaremos este arroz de bacalhau, além de otras cositas mas..
Claudia, também achamos tudo muito interessante. E grato pelo livro das irmãs Rocha que certa e brevemente será motivo dum jantar aqui no DCPV.
Abs verde-amarelos pra todos.
É muito bacana quando podemos tornar real o encontro com amigos virtuais. Parece reunião de velhos amigos, uma vez que já nos conhecemos dos “comments” da vida. Nota 10 para a produção das fotos, aliás é o grande diferencial do blog, fotos bem caprichadas. Bravo!
abraços
Quão prazeroso esse deve ter sido esse encontro! Uma celebração à amizade e à boa mesa, acompanhado por um bom papo. Ulálá. Eu fico aqui salivando só de imaginar a gostosura que deve ser a comida desse restaurante. A Helena Rizo é a chef que assina o cardápio da TAM e posso dizer que se no ar a comida tem aquela qualidade no restaurante deve ser excepcional.
Olá pessoal, cheguei até vocês através do Blog da Lina, e, queria convida-los a visitar meu Blog, http://www.osabordaamazonia.blogspot.com ele nao é exatamente de gourmets, o sabor que falo é de tudo, Cultura, beleza e pratos regionais. Mas, quem quiser receitas , dicas de turismo e qq coisa é só perguntar …terei enorme prazer em ajudar. Um abração para todos deste simpático encontro.
Que legal esse registro do encontro mágico.
A Dé arrrasou nas fotos, como sempre, e a alegria da mesa ficou evidente. As meLinas são puro charme.
Muito bom Edu!!
bjs
Jorge, é isto mesmo!
A fotógrafa agradece. O escritor também!! rsrs
Maria das Graças, foi um prazer imenso. Pena que foi tão breve, mas já fizemos vários planos de novos encontros. Quem sabe você também não esteja presente?
Quanto a Helena, ela é genial, mas não podemos esquecer e dar os devidos créditos pro esposo dela (olha o corporativismo!), o espanhol Daniel Redondo!!
Fatima, grato ela visita. Pode deixar que vou dar uma olhada no teu blog e quem sabe, escolher umas receitas pra fazer uma verdadeira noite amazônica por aqui!
Madá, foi demais e saiba que mesmo não estando por lá fisicamente, falamos bastante (e bem) de você!
Quem sabe na próxima?
Abs verde-amarelos pra todos.
Terei o maior prazer em participar e conhecê-los pessoalmente.