Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – bottagallo nisso!

dcpv – da cachaça pro vinho – bottagallo nisso!

spetaccollo
06/06/10

dcpv – BottaGallo nisso!

Emília e Arnaldo estavam na praia. Sinal que teríamos altas conversas, muito divertimento e que faríamos muitos planos. Ainda vamos abrir uma verdadeira agência personalizada de viagens.
E pra que isso aconteça, temos a missão de visitarmos todos os lugares que venderemos.

Estamos chegando lá. (EmíliaArnaldo acabaram de voltar de Maurício)


Não precisa nem dizer que a foto acima é de lá e dele, né?
Voltando ao nosso encontro, escolhi a Bottega BottaGallo pra beliscarmos à italiana.

A proposta do lugar, uma associação inédita entre a Adega Santiago (vulgo Ipe) e o pessoal da Ciatc (Astor, Braz, Quintal do Braz, Pirajá e quetais) é de fazer comida italiana como se fossem tapas, ou seja,  tudo em pequenas porções com a intenção que todos da mesa experimentem o máximo possível e melhor, dividam as comidas.
Como nós (a Dé, eu, a Emília e o Arnaldo) já somos partidários deste formato, estava montado o palco!! rs

O site deles ainda não está pronto, mas uma pequena amostra já diz quase tudo: usando ingredientes, receitas e clássicos da cozinha da Botta, questo Gallo criou as suas próprias Bottas: picolle porzione ou “tapas italianadas” pra que você possa degustar de tutto um pocco. Questo Gallo quer que você se divirta muito, bebendo do bom e do melhor enquanto curte uma scarpetta, doppo um beliscone e encerre a farra com uma bella macarronada entre amici. Mas se quiser fazer tudo de outro jeito, é só chamar o seu camariere!
Pois era isso. Em pleno domingo à noite, chegamos no horário, mas mesmo assim depois deles.

Eles estavam todos prosas e nos contaram minuciosamente tudo o que viram de bom lá na Ilha (dê um pulinho lá no Fatos&Fotos de Viagens e tenha uma aula completa sobre o lugar e de fotos, inclusive!)
Nós também estávamos pois teríamos uma noite muito descontraída com nossos amigos de infância.
Começamos tudo pedindo um Arnaldo. O quê? É isto mesmo, um Anima Arnaldo Caprai 2006 diretamente da Umbria. Vinho gostoso e leve, feito sobre  medida pra se degustar as tais Bottas, pequenas porções de especialiades italianas.

Conversa vai, conversa vem e pedimos uma scarpetta com molho vero. O que é isso? Simplesmente um molho extremamente encorpado e que você usa o pão pra experimentá-lo e finalmente, pra limpar o prato. Delicioso e exatamente do jeitinho que a Dé gosta!

Seguimos bebendo o Arnaldo, o vinho. Falamos sobre tudo e todos e comemos mais um pouquinho pois chegaram alguns belisconnes.

Um era o famoso pastel de vento.
E eram pastéis de vento mesmo. Uma massa crocante que não tinha recheio algum. A não ser a possibilidade de você mesmo recheá-lo com embutidos (salames, presuntos, queijos) e até um confit de abacaxi. Ou comê-los sem nada já que eram bastante crocantes; delícia!

O outro era bolinhos de risotto e linguiça. Macios, cremosos e muito bem temperados, na verdade apimentados.
O Arnaldo não é muito fã delas, as pimentas, mas mesmo assim todos, inclusive ele, comemos os legítimos representantes da Botta . Foi uma boa desculpa pra pedirmos um outro Arnaldo (é claro que  o vinho).

Papo vai, papo vem e chegou mais um belisconne: batatas rústicas com ovo frito e lâminas de presunto frito.
Dá pra imaginar o prazer que foi comer estas batatas rústicas e ainda por cima, misturadas com a gema bem molinha do ovo?

Em vez de pedirmos as outras tentações do cardápio (agnolotti, polentas, massas, ovos, etc) preferimos investir nas sobremesas.
A esta altura e após esta quantidade de Arnaldos, só apelando pra eles pra lembrarmos quais eram? rsrs
E não é que eles lembraram e me disseram que eram uma torta de maçãs com sorvete de creme …

… e uma outra torta de fromaggi.

Também pudera: elas são muito parecidas, né mesmo?
Resumão: a BottaGallo é um lugar pra se ir sempre e de preferência com amigos da melhor qualidade. Ou seja, cumprimos com os requisitos.
Conta paga, só nos restou marcar a próxima reunião da agência e degustando o risotto perfeito ( ô máscara!) em plena praia.

Arrivederci!

PS- Todas as mãos e dedos que aparecem nas fotos são do Arnaldo. rs

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 19 comentários

  1. Caros amigos-de-infância-da-outra-vida, bebemos (êpa!) o Arnaldo e ainda bem que não o comemos (oba!) (eu acho que eu não ia gostar), a comida estava correta para o que nos propusemos (bater papo e contar novidades da viagem), mas o que valeu MESMO foi o papo! Mais uma vez, e pra variar.

    Na outra vida eu devo ter sido locutor e você, Edu, narrador de corrida de cavalos. Aliás, páreo duro saber quem de nós fala mais e por mais tempo. Que o digam os ouvidos de nossas santas doces mulheres).

    Bom, tirando os dedões, tudo estava perfeito, como sempre tem sido desde que na outra vida tivemos o privilégio de tê-los conhecido (e faz precisamente pouquinho mais de um ano, naquele encontro na casa do Riq Freire) e dali então compartilhado momentos memoráveis, ainda que curtos, na companhia de vocês.

    Tivemos ontem o privilégio de mais uma vez comer o ritoso perfeito acompanhado de um porquinho mais-que-perfeito e de três vinhos perfeitíssimos (coisa de só craque mesmo, colocar um branco, um rosê e um tinto na mesma refeição! com tamanha, harmônica perfeição), mas este jantar mais que fabuloso em sua casa fica pra uma lomga matéria num próximo post!

    Um grande abraço aos amigos queridos por mais este privilégio que foi conversar tanto que à uma da manhã ainda parecia ser nove da noite. A casa está cada vez mais linda!

    Até as próximas

  2. Simpatia a toda prova! Uma noite de Arnaldos…Vou la conferir essa viagem a Mauricius.
    Esse bolinho de risoto e linguiça me lembra as “croquetas” madrilenas…talvez, essas ultimas, um pouco mais macias. Como nao comi os tais bolinhos, me conte voces.
    E acho que esse encontro ainda rendou outros encontros para novas degustaçoes e papos.

  3. Escrevia enquanto o Arnaldo (quanta intimidade e ainda nem o conheço pessoalmente. Mas o Edu, como um bom descendente de italianos, entende bem: se é amigo de infancia de edu, anche mio amico!!! rs) tambem escrevia.
    E estava eu certo. Ainda teremos o post do “risoto perfeito”!! E com a promessa de que sera um “longo post”. Maravilha.

  4. Edu, grandes vinhos (sou suspeita quanto aos Arnaldos, rs…), grandes pratos, grande companhia. Excelente encontro, como sempre!
    Um abraço para os dois!

  5. O lugar é demais. Virou um dos meus preferidos na cidade pro happy hour. A Bracciola e a costelinha me encantaram. Sem falar no astral. Abração

  6. Arnaldo, diz o Edu que nao se importa de usarmos o DCPV para os recados. Claro, desde que os recados os inclua (rs). De minha parte já esta firmado o compromisso. So falta mesmo marcar dia, hora e local. Edu e Dé devem uma visita a Brasilia. Quem sabe nao combinamos de vcs também virem no mesmo final de semana? Prometo mostrar-lhes uma Brasilia de boa gastronomia e muitos papos. Mas é claro que tambem pode ser em SP, RJ ou em alguma outra parte do planeta. E só marcar!

  7. Oi Edu,
    Estive fazendo mini ferias e estou devendo resposta. Nao tenho a receita do “pudim de melancia”, comprei um livro de receitas gregas e infelizmente nao tinha, ali cada ilha tem sua especialidade. A Foto do ancestral camarao a grega vou achar e mandar. Esse pastel de vento e’ o famoso gnocco fritto, pecado que nao tem com palmito, rsrs. Estava pertinho do seu proximo destino, o tempo melhorou e finalmente parece que teremos verao. Abracos, abracos.

  8. Leo, vá lá, mas com amigos. É bem legal!!

    Arnaldomília, esta foi boa! Já que o Arnalfo foi bebido, na próxima pensaremos em comê-lo ( o vinho! Talvez num risotto! rs).
    Estou com dúvida também: acho que eu fui o locutor e você, o narrador de corridas de cavalos. ” E cruzam o disco final…”
    Pra quem não teve a oportunidae de experimentar o risotto perfeito, ele está na foto do template. Com porquinho, flor e tudo o mais.

    Eymard, vá mesmo pois está uma beleza! Rendeu novos enocntros e novos negócios também. Estou a ponto de me tornar uma multi-nacional!! 🙂
    O risotto perfeito brilhou! Se bem que eu ainda achei que ele “passou” um pouquinho. rs

    Emilia, não vale pois você é suspeitíssima!
    E mais uma vez, o prazer também foi nosso. Apesar de vocês terem ido embora muito cedo! rs

    Ameixa, é perfeito! Como o risotto!

    Arnaldo, por mim já está marcado!

    Diegão, o lugar é bom mesmo. Como na maioria das coisas que este pessoal põe a mão.

    Eymard, é isto mesmo. Pode usar a vontade, só não me deixem de fora! rs
    Brasília? Sabe que é uma boa.
    Pó deixar que vou dar uma costurada com os nossos amigos de infância.

    Arnaldo, bola chutada e … goooool!! Vamos marcar!

    Maria, de novo? Pra onde? Pertinho da Provence?
    Aguardo a foto.

    Bjos e abraços verde-amarelos pra todos.

  9. Ai gente… R$3,90 por uma água sem gás?? É sério isso? Desculpa, mas eu acho que é uma piada de mau gosto. Aliás, essa é uma tecla que eu venho batendo há muito tempo nos blogs gastronômicos que eu acompanho…

  10. Delícia de encontro, hein, Edu?
    Que maravilha esse vinho com o nome do Arnaldo! Será que não tem um Sueli’s por aí?
    Fico morrendo de inveja desses encontros! Queria ser uma mosquinha, para estar em todos.
    Estou contando os dias para o nosso.
    Beijos

  11. Sueli, tenho certeza que será uma delicia!!! Com muitas novidades do Edu e Dé, diretamente da provence!!!! Ja pensou????

  12. Dri, você está certa.
    R$ 3,90 é literalmente um roubo. Assim como o sobrepreço dum montão de vinhos.

    Sueli, foi excelente (como sempre). Não encontramos o Sueli, mas quem sabe?
    Também estamos.

    Sócio Eymard, e as suas de NY também.

  13. Socio: ja estou com uma programaçao especial para homenagea-los!!! (rs). Estou ate levando maquina fotografica (rs). Ja tenho algumas pautas prontas. Se der certo vou envia-las para voces!! abs, Eymard.

  14. Sócio Eymard, não sei se deu certo, mas aposto que não.
    Afinal de contas, você já voltou e não me enviou nada!! rs

    Abs societários.

Dê a sua opinião, please!