SP, a praia
31/10/09
dcpv – Restaurante Marakuthai, ô lugarzinho bonito!
Imagine a cena: sábado; 13:30 hs; final de semana com feriado na segundona; nós ( eu e a Dé) na praia (SP) e indo almoçar num restaurante com cara de litoral, o Marakuthai.
A expectativa era grande pois a Renata Vanzetto, jovenzérrima, ganhou o prêmio de chef revelação da Veja e o lugar foi decorado pela Silvia Camargo que deixou tudo com uma cara imensa dum lugar que poderia (e deveria) ter um mar na sua frente, que infelizmente neste caso, era de prédios).
Ah, a Silvia é a mãe da Renata e estava por lá.
O Marakuthai (não consegui achar a explicação preste nome, mas o restaurante tem cara de Marakuthai mesmo) mistura as culinárias brasileira, francesa e óbvio, a tailandesa (que adoramos!).
Chegamos e surpresa: tapetes persas na calçada. Ótima recepção!
Fomos alojados no andar superior (tinha muito sol e num determinado momento, a Dé começou a reclamar pois o astro-rei batia nas costas dela. Nada a ver com o vinho rosé Aquitania 2008, o belo tinto de verão que tomamos).
Uma providencial água aromatizada com hortelã, limão e pimenta dedo-de-moça foi servida.
O couvert básico (pãezinhos, manteiga temperada, berinjela e abobrinhas) …
… foi complementado pela entrada, um Khiri Khiri que são bolinhos cremosos de camarão com crosta de castanha e molho picante e saquê. Estes bolinhos tem um sabor bem praiano (faria um tremendo sucesso no menu da franquia de barraquinhas de praia que eu quero montar. Vou pedir a receita pra Renata se eu conseguir falar com ela!) e a sacada do molho é muito boa!
Como principal, a Dé foi na especialidade dela: peixe. E empanado com farinha de milho “muito bem acompanhada” (o grifo é do cardápio e nosso!) de purê de batata doce e aromatizado com azeite de trufas.
Grande prato com sabores mesclados e escondidos. A Dé adorou.
Eu fui de tirinhas de filé mignon num molho picante de curry vermelho levemente adocicado com arroz jasmim e farofa de banana. Só a apresentação já valeria o pedido, mas além da cara bonita, tudo estava muito bom.
A carne bem “hot” com um arroz jasmim grudadinho como manda a lei e a farofa sequinha. Poderia ser chamado de um grande picadinho thai/praiano.
A sobremesa? Já estávamos no limite, mas o fominha aqui insistiu. Queria porque queria experimentar o Brulejane, um creme brulée com coulis de manga e menta.
E a providência divina, segundo a Dé, apareceu. Sabe o que aconteceu?
O garçom veio me avisar que, devido ao movimento do dia anterior, algumas sobremesas estavam em falta e, entre elas, a Brulejane. Paciência!
E me diz se a esta bolsinha não “minimiza” o valor da dolorosa!! ( Ah, a Marina que nos atendeu é excelente!).
Voltando a sobremesa, não faz mal! É mais um motivo pra retornarmos com a família completa (a Re vai adorar) e quem sabe, encaixarmos a tal Brulejane no menu degustação que a Renata fará pra nós!
Melhor ainda, no Marakuthai de Ilha Bela.
Não, é melhor ficar por aqui mesmo e aproveitar esta praia perfeita que é São Paulo: sem areia, sem muito sol, com bastante ar condicionado e muitos (bons) restaurantes.
Até lá!
.
Há 22 comentários
Esse restaurante é especial. As entradinhas sao surpreendentes… provamos um ceviche, que até eu, Ana, que não gosto normalmente, AMEI!
Vá em Ilhabela visitá-los. O visual do mar com barquinhos deixa td mágico!
Abs
Ana e Paulo
Edu,
Quase coincidência, estivemos no Marakuthai (de Ilhabela) faz umas 3 semanas e pedimos quase o mesmo cardápio que vocês, com a diferença que dividimos as entradas: os bolinhos cremosos de camarão e uma salada com harussame que estava ótima. Tentei reproduzir em casa e ficou bem legal. Vou publicar esta semana a receita. O nome? Eu chuto que Marakuthai vem de maracutaia mesmo… porque ela cozinha com bastante influência tailandesa, mas não chega a ser aquela culinária “pura” da Tailândia. De qualquer forma é uma delícia e a moça é mesmo criativa…
abraço
Rogério
Adorei a decoração, super acolhedor e muito luminoso 🙂
A comida tem uma cara boa!!!
Boa Edu, com certeza vou dar um pulo lá pra conferir! Abs!
Olá Edu!
Outro dia li uma reportagem sobre a Renata na revista da Gol e achei muito legal a história dela, de como começou e tal. O restaurante é lindo e tudo parece uma delícia! Quando tiver oportunidade, vou lá conhecer.
Bjs…
Paulo e Ana, estamos justamente com a idéia de conhecermos a matriz praiana do Marakuthai lá na Ilhabela.
Caríssimo companheiro de Paladar, vamos à Ilhabela, então.
E pensando bem, concordo coma tua versão pro verbete Marakuthai.rs
Ameixa, luminoso ao extremo e só faltou a água do mar!!
Vai lá, xará! É bom demais!!
Isabela, apesar da Renata ser bastante nova, a comida é de uma veterana.
Abs a todos.
Oi Edu, passei pela frente desse restaurante quando estive aí em Sampa e lembro de ter chamado a atenção para o nome (adoro tiradas linguísticas de bom gosto!). Bom saber que por dentro também é bom e muito bonito (aliás, belíssimas fotos). Mais uma preciosa dica para as visitas à terra prometida (risos)…
Beijos,
Lud
Lud, não tive tempo de te indicar o Marakuthai porque ainda não o conhecíamos.
Fica pra quando voltarem a Terra Prometida… Gostei dessa! rsrs
Abs.
Não recomendo essa bomba…comida extremamente temperada… péssima !! passei mal + de 3 dias
Então somos dois! Tudo adocicado demais, sem falar no clima tenso que impera entre os funcionários, tudo muito forçado. E ainda por cima, como é todo montado com móveis velhos de bazar, as cadeiras vivem caindo.
Comer comida doce, cara, sendo servido em um ambiente tenso e com medo de cair no chão a qualquer momento não é uma experiência agradável.
Nota zero para a administração do Maracutaia.
Marcelo, sai dessa!
Fomos ao Marakuthai várias vezes e gostamos de todas.
E tem mais, não caímos nenhuma vez das cadeiras! 🙂
Abs Thais e Marakas pra você.
Beto, estranho pois a nossa experiência foi exatamente o contrário!!
E adoramos comida temperada.
Passamos bem e foi por muito mais do que 3 dias!
Abs.
Boa dica, e quem não gosta de um lugar aconchegante e com ótima comida, o que casaria muito bem com um ótimo vinho.
Blog, você escolheu o post certo pra fazer uma propaganda. Perfeito!
Abs baquianos pra vc.
O restaurante é incrivel, mais que recomendado!!
Fernando, achamos a mesma coisa.
Abs thai, mas nem tanto.
muito lindo adorei conheçe vc estao de parabens
moro em joinville sc so comsiero trabalhei 7 anos ai em sao paulono restorante rascal .da lamenda santos
Nilton, seja bem-vindo.
E o Rascal tem uma comida-rápida muito boa.
Abs thais e rascalados
Decoração cafona e comida horrível. A única coisa um pouco mais bonita e gostosa no restaurante é a cheff Renata Vanzetto.
Claudemir, sai dessa.
A comida é muito boa por lá. Nós iremos novamente no próximo final de semana só pra confirmar! 🙂
Abs sem rancor e sem canibalismo.