extra, extra ( de novo)
28/04/08
dcpv – Alex Atala e Massimo Bottura
Eu juro que não virei reporter gastronômico, mas tive duas oportunidades na mesma semana! Portanto, vamos ao relato:
Sabe o que acontece quando um chefe italiano com 2 estrelas no Michelin encontra com um chefe brasileiro reconhecido mundialmente e dono do 40º melhor restaurante do mundo?
Nós (eu e a Dé) sabemos, pois fomos a um evento onde os dois cozinharam no espaço D.O.M.
Massimo Bottura , chefe e dono do restaurante Osteria Francescana em Modena, (é, aquela cidade das Ferraris, a dos carros e dos acetos) veio ao Brasil pra cozinhar prum público seleto e o resultado foi uma cozinha criativa, inovadora, saborosa, plástica e bastante italiana (ao modo do Massimo). E tudo isso com o Alex Atala como partner, auxiliando pra que o resultado fosse imperdível e inesquecível . E foi tudo isso!
E como você vai ver (e imaginar) nas fotos abaixo, dá pra pensar até aonde chegam os limites da alta gastronomia! Vamos lá!
MENU
uno – Crocante de Fava de Chocolate, Café e Parmeggiano Reggiano Doce e Salgado.
Uma musse salgada e doce que foi comida num só bocado! Deixou saudades, acompanhada de um belíssimo Prossecco Saccheto Brut.
due – Ice Cream Bar: Foie Gras em Terrine com Balsâmico Tradicional de Modena ao Centro e Crocante de Amêndoa e Avelã.
Um sorvetinho de foie gras simplesmente espetacular. Ainda mais com contraste da crosta (isto parece letra de música do Zeca Baleiro) doce de amêndoa e avelã. Um espetáculo!
Muito bem escoltado por um Catena Semillon Doux 2006 Argentina, um vinho levemente doce como convém pra harmonizar tamanha delícia!
tre – Pequena Torta de Alho Poró e Trufas Pretas.
Uma tortinha leve de alho poró que simplesmente desmanchava na boca. E as trufas, bem, as trufas eram de cheirar … comer … cheirar … comer.
Foi servido um belo Chardonnay Catena 2006 Argentina, competentíssimo.
quattro – Prensado de Pasta e Feijão em Pequeno Copo.
O copo é pequeno, mas o sabor deste prensado é grandíssimo. Putz, é muito bom! E continuamos tomando o Chardonnay.
cinque – Os Tortellis de Abóbora Típicos de Mantova se transformam em Risoto de Abóbora e Mostarda de Maçã Selvagem com Mix de Vinho Doce e Arroz Tradicional.
Título mais do que auto-explicativo. Com esse nome poderíamos chamá-lo de risotão! Mais um prato doce/salgado de primeira.
E completado por um belíssimo Late Harvest Moscatel Carmem 2007.
sei – Carne Grelhada … Não Grelhada.
O melhor é que é isto mesmo. A carne parece que está crua mas ela tem todas as características sensoriais de uma carne assada. Genial, again!
Ainda mais acompanhado de um vinho tinto Campofiorin Ripasso Masi 2005. Harmônico demais!
sette – Um Gole de Abacaxi, Maracujá e Sálvia .
Deixo vocês somente com a foto. O título também explica toda a ideia pois a espuma é de sálvia! E a ideia é a de um sorbet pra dar uma limpada no “gogó”!
otto – Estratificação de Chocolate e Café Nespresso Grand Cru Ristretto com Gel de Lapsang, Souchang e Gengibre.
Minha nossa! Já era o oitavo prato e eu estava esperando que o nível caísse um pouco. Aonde?
A sobremesa é uma maravilha e o mais interessante é este crocante de café. Chega a ser assombroso! Fora os Lapsang e Souchang. Ainda bem que eu sabia o que era o gengibre!
E pra rebater, um pouquinho de um vinho Niepoort Ruby pra assentar o espírito.
Muito bom, e com direito a
… um brinde de um dos patrocinadores (por sinal, muito legal) …
… e ciao pros superstars da noite com direito a foto posada e tudo na saída.
Na verdade é arrivederci já que esperamos comemorar os nossos 25 anos de casados degustando mais uma vez o talento do querido Massimo em plena Modena!
Até lá!
PS – Parabéns pro Alex por conseguir fazer estes eventos tão memoráveis. Também estive no outro que ele promoveu onde o convidado foi o querrrrridíssimo Claude Troisgros e é claro que o nível foi altíssimo também
.
Há 7 comentários
Espetáculo!!!
Essas (boas) surpresas para o paladar ficam para sempre na memória…O picolé de foie gras me apeteceu demais, o tortinha com trufas é sem comentários, a sobremesa então…
Jantar especialíssimo, maravilha, maravilha 🙂
Ma dai….Dio mio….una meraviglia. Mi piacerebbe assagiare tutti i questi piatti …. e a la fino una foto con loro…
Veramente buonissimo…. le foto sono tutte molto belle.
Parabéns pelo belo jantar ….
Un bacio a tutte.
aff… fui ao DOM “só” com o Atala e já foi fantástico, imagino então essa duplinha, hein?
Vcs tão de sacanagem, só mostrando esses encontros de orgia gastrô!!!!
abraços!
(…)
[To tentando encontrar alguma coisa pra dizer que não pareça piegas, mas não tá rolando]
Bom, depois de edinho engel e carlota, e atala e massimo, quero é ver a responsa do próximo post. Aaaaahhhh, cheque-mate Eduzão!!
Nossa, que oportunidade de ouro! =D Aiai, quem sabe um dia tenho cacife pra ir no D.O.M., enquanto isso não acontece a gente fica babando, heheheh
Empilia, o sorvetinho (rsrs) de foie foi ( ô trocadilho…) maravilhoso. E ainda tinha uma redução de balsâmico da terra dele ( Módena) de recheio. Ô coisa boa !
Fabrícia,traduzindo fica como se eu tivesse escrito também: “Meu Deus, uma maravilha” … E grato pelos elogios ! Naquele foto só tinha grandes cozinheiros (rsrsrs)
Márcia, legal foi ver o Alex de ajudante do Massimo. E prepare-se; logo, logo ( no dia 14/05) você entrará no hall of fame do DCPV ! Le Fouet no Inter-Blogs !
Diogão, cheque foi, mas não mate ! Aguarde e verás ! (Quem sabe um Adriá – DCPV – Destemperados ?)
Vitor, eu li o que o Atala está fazendo menus executivos no almoço por ~R$ 50,00. Não é muito se pensar que se gasta R$ 20 pra ir num Burger King !!! Quando vier de novo a SP, faça esta experiência ! (Quem sabe nós não vamos juntos !)
Abs a todos !