Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – índia: sangue tupi!

dcpv – da cachaça pro vinho – índia: sangue tupi!

número 112
31/05/06

 dcpv – Índia: Sangue Tupi!

Introdução – Copa chegando, esperanças de uma boa Copa! Incertezas, indecisões! Boa é a nossa Copa onde chegam os quitutes da cozinha “do chefe” e é sempre um belo gol! Vitória garantida!

Vinhos

Cousino Macul Antiguas Reservas

Gran Hacienda Santa Rita

Menu

Entrada – Sopa de purê de lentilha com linguiça

Principal – Shaki Korma

Sobremesa – Kesar pista malai kulfi com brownie da Flora

Observações finais

Comida excelente. Cheirosa! (Edu)

Entre os 3 melhores! Top de linha! (Mingão)

Trés agradable! Bão demais! (Déo)

Todas as fotos são da jabuticabeira e consequentes jabuticabas daqui de casa. Vê-las nas quatro situações é muito bom: em forma de flor, de frutos no pé, colhidas e devidamente comidas ( sta eu vou ficar udevendo!). Palmas pra ela (a jabuticabeira) que este ano foi espetacular! E cá pra nós: a jabuticaba é o ipê das frutas!

Explicação – Uma das nossa especialidades: comida indiana. Eu já fiz (e nós comemos) tantas receitas hindus que acho que já utilizei toda a letra da música Férias na Índia do Nilton César nos títulos dos posts. Tive que apelar pra Cascatinha&Inhana (ou Perla pros menos jurássicos!) e sua Índia, sangue tupi!

A HORA DA ERVA GASTRONÔMICA

Segurelha – Muito aromática e com sabor levemente picante, ela estimula a digestão e o metabolismo corporal. Combina com alimentos pesados como queijos, patês, carnes de porco e feijões. Tempera ainda ervilhas, couve de Bruxelas, sopa de lentilha, suco de tomate, aves, peixes, ovos e hambúrgueres. Prove também sobre vegetais crus e cozidos e recheios de carnes .
Eu tenho aqui em casa mas, uso pouco ! Acho que preciso fazer mais couve de Bruxelas!

.

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 6 comentários

  1. E nós aqui sem ter hipótese de provar essas frutas brasileiras 🙁
    Só a cor já diz tudo… deve ser super bom!
    Plantei segurelha mas o meu cão fez o favor de estrgaá-la antes que crescesse!

  2. Jaboticabas!!! Jaboticabeiras!!! Deus! As coisas que existem por aí e que nós nem da existência sonhamos!

    … e eu que ia jurar que ia ser um post 100% toscano!

    Mas estou à espera; deve estar na forja, não?

    Abraço

  3. Segurelha é, em Portugal, um tempero obrigatório para a sopa de feijão verde e para guisados em que entre também o feijão verde (aqui chamamos “jardineiras”)

  4. Oi, Edu! Deve ter sido uma ‘coisa’ essa viagem…estou ansiosa com as novidades 😀
    Sobre a segurelha, coincidência: estávamos justamente conversando, eu e minha mãe, sobre temperos e ela está com dificuldades de encontrar em supermercados comuns (ela adora em sopas, Luís). Estava me pedindo para procurar no ‘sex shop’ hehe…
    Um abraço pra vocês!

  5. Ameixa, por que será que estas frutas não existem na Europa ? Tudo bem que o clima é diferente mas, hoje em dia, esta barreira está facilmente sendo suplantada pelo homem. Em todo caso, se precisar de alguma muda é só pedir. Já vou avisando que as jaboticabeiras demoram anos pra começarem a dar frutos !!!

    LPontes, eu sou fã de jaboticabas. Pra comer simplesmente ou fazer caipiroskas, ou sorvetes, ou geléias. Ou todos ao mesmo tempo pois quando estão carregadas, os frutos ficam todos maduros simultaneamente! Os parentes adoram pois recebem a sua cota ! rsrs
    E quanto a Toscana, ainda não deu tempo de dar uma aprumada mas logo, logo postarei sobre aquele lugar tão bonito e gastronômico ! Mas, já vou usar os conhecimentos hoje à noite ! Teremos uma quarta Toscana !

    Emília, do mesmo jeito que eu estou acompanhando o teu giro pela França, Grécia e Turquia. Vamos trocar informações através dos posts !
    E segurelha tem no sex-shop! E caso ela queira plantar, é fácil encontrar uma muda na Sabor de Fazenda ( ver o link no blogroll)

    Elvira, grato pela dica pra colocar a segurelha nas carnes brancas! Vou usar pois a coitadinha fica lá no canto da minha horta, com pouquíssima utilização !!

    Abs a todos !!

Dê a sua opinião, please!

%d blogueiros gostam disto: